Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casos de sarampo na fronteira reacendem alerta para importância de vacinação em Mato Grosso do Sul

Imunização é realizada com a vacina tríplice viral, disponível gratuitamente nos postos de saúde
Heloisa Duim -
Foto: (Ilustrativa)
Foto: (Ilustrativa)

A confirmação de casos de sarampo em países vizinhos, como e Bolívia, reacenderam o alerta para a necessidade da vacinação em todo o Brasil. Além disso, existem notificações suspeitas em , mas ainda não há casos confirmados este ano.

Pensando nisso, as autoridades de saúde têm intensificado medidas de bloqueio vacinal e vigilância de saúde em todo o estado. O “Dia D de vacinação contra o sarampo”, realizado durante o início de setembro, por exemplo, faz parte das mobilizações propostas.

De acordo com especialistas, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Ainda, manter a cobertura vacinal em níveis adequados é importante para impedir a reintrodução e circulação do vírus no país.

A imunização da doença é feita com a vacina tríplice viral, disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças, adolescentes e adultos que ainda não completaram o esquema vacinal.

Sintomas e cuidados

O sarampo costuma causar febre, manchas avermelhadas que surgem no rosto e se espalham pelo corpo, irritação nos olhos e secreção nasal. O período de maior transmissão pode durar de cinco a seis dias.

Além disso, segundo especialistas, uma única pessoa infectada pode transmitir para dezenas de outras, principalmente em ambientes fechados e com baixa imunização coletiva. A doença tem transmissão rápida e pode provocar surtos em pouco tempo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

iFood retoma entrega com drones em Sergipe

ONU volta a discutir apoio à Ucrânia

CCJR é favorável a projeto que institui dispositivos de rastreamento às pessoas com deficiência com risco de fuga

sigo mpms contrato

Justiça decide manter contrato milionário do Sigo com Governo de MS

Notícias mais lidas agora

Prefeito em MS usou rede de espionagem clandestina e quase ‘melou’ ação da PF contra narcotráfico

Operação Copertura mira esquema de fraude a licitações em Miranda e mais duas cidades de MS

Petição para intervenção do Consórcio Guaicurus vai aos terminais; saiba como assinar

CCJ da Câmara dos Deputados é favorável a projeto que autoriza cadastro de invasores de terras

Últimas Notícias

Mundo

Agência de estatísticas dos EUA suspende divulgação de dados até fim do shutdown

Pausa nos serviços devem continuar até aprovação do orçamento 2026 dos Estados Unidos

Trânsito

Colisão entre Jeep Compass e ônibus do Consórcio Guaicurus fecha cruzamento na Vila Glória

Condutora do carro seguia pela faixa do meio e quando foi trocar de faixa para a direita, acabou atingida pelo ônibus, que seguia no corredor exclusivo

Brasil

Bancos lançam ferramenta para agilizar devolução de dinheiro perdido em golpe ou erro por Pix

Ferramenta permite que usuários conteste transação de forma digital, sem necessidade de ir à agência

Política

Projeto de lei quer mudança na imagem de sinalização indicativa que representa a pessoa idosa em MS

Nova placa deve conter apenas a imagem de uma pessoa ereta com a sinalização "60+"; projeto será analisado pela CCJR