O céu sul-mato-grossense recebeu novamente, na noite desta terça-feira (29), a imponente presença do cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III, pertencente à Força Aérea dos Estados Unidos.
A aeronave, com matrícula 98-0057, deve pousar na Base Aérea de Campo Grande (BACG) por volta das 20h, marcando o início da fase de retirada das tropas e equipamentos que participaram do Exercício Tápio.
O C-17, que é operado pela Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG), chegou à Capital transportando equipamentos e helicópteros no início de agosto para o treinamento conjunto entre as forças armadas do Brasil e dos Estados Unidos. Agora, ele cumpre a missão de repatriar militares e parte do material utilizado durante as operações simuladas.
O Exercício Tápio, realizado a cada dois anos em Mato Grosso do Sul, é uma das maiores simulações de guerra da América Latina. Ele envolve a Força Aérea Brasileira (FAB), o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, além de forças militares estrangeiras, em cenários que simulam operações de combate real, como evacuação aeromédica, busca e salvamento, e reconhecimento tático.
Reconhecido por sua versatilidade e capacidade de operar em pistas curtas, o C-17 Globemaster III é um dos principais aviões de transporte militar do mundo. Ele pode transportar mais de 77 toneladas de carga, incluindo veículos pesados como um tanque de guerra M1 Abrams, ou até 102 paraquedistas.
O C-17 permanecerá na Base Aérea até o término da operação de desmobilização, que está prevista para ocorrer nos próximos dias.