O piloto Marcelo Pereira de Barros era um profissional experiente e acostumado a levar profissionais de audiovisual para sobrevoos no Pantanal, relata o também piloto Amadeu Barbosa ao Jornal Midiamax.
O avião de Marcelo caiu nesta terça-feira (23) na região da Fazenda Barra Mansa, no Pantanal de Aquidauana, cidade a 130 km de Campo Grande, e tinha como passageiros um dos maiores arquitetos do mundo, Kongjian Yu, além do cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz. Os quatro ocupantes da aeronave morreram.
Na última sexta-feira (19), Amadeu e Marcelo estiveram juntos, tomando tereré e conversando em Aquidauana, onde o avião de Marcelo ficava baseado, assim como a empresa de táxi aéreo de Amadeu.
“Um cara do bem, um piloto cuidadoso, experiente. Ele até falava: ‘tem que cuidar da máquina, né? É a minha vida, cara. O pessoal pensa que piloto é uma extensão do avião, mas não é, não. Ele tem vida também”, compartilha Amadeu.
Ele recebeu a notícia da fatalidade pelo atual administrador do Hotel Barra Mansa, que é referência em turismo rural e de natureza no Pantanal e fica na fazenda onde o avião caiu.
Os proprietários da fazenda se deslocaram até o local logo cedo, também por avião, para acompanhar os trabalhos das autoridades policiais.
A propriedade possui pista para pousos e decolagens para aviões de pequeno porte.
As vítimas
Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim, sendo considerado um dos maiores arquitetos do mundo. Ele era diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Kongjian era doutor pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, além de ser consultor do governo chinês.
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, especializado em projetos de documentários como, “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, além da direção da série To Win or To Win para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC e um sucesso de audiência. Luiz também desde 2007 produz e dirige na Olé Produções.
Rubens Crispim Júnior era diretor de fotografia e dono da produtora audiovisual Poseidos, que atuava no mercado nacional e internacional. Rubens nasceu e viveu em São Paulo. Ele era formado em artes plásticas pela ECA-USP. Rubens participou de festivais como Short Film Corner, no Festival de Cannes.
Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave. Marcelo era paulista, mas apaixonado pela região, conforme o Pantaneiro, que também publicou que três pessoas faleceram no acidente. Ele deixa dois filhos, Hugo e Gael.
A queda
A queda da aeronave ocorreu na região da fazenda Barra Mansa, por volta das 18 horas de terça (23). Quando o avião caiu acabou explodindo. Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) estão no local para a retirada dos corpos. Não há informações do que possa ter causado a queda do avião. A fazenda onde a aeronave caiu já foi cenário para o remake da novela Pantanal em 2022.
Em nota a FAB (Força Aérea Brasileira) disse que: “A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, na terça-feira (23/09), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) — órgão regional do CENIPA, com sede em São Paulo (SP) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana (MS).
Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.
A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.