Pular para o conteúdo
Cotidiano

Capacitação busca fortalecer atendimento a mulheres vítimas de violência em Campo Grande

A capacitação é voltada aos agentes da Patrulha Maria da Penha
Lethycia Anjos -
Patrulha Maria da Penha
Patrulha Maria da Penha (Divulgação, PMCG)

Em meio a críticas e apontamentos sobre falhas na rede de proteção às mulheres vítimas de violência, a Prefeitura de realiza nesta quinta-feira (15) mais um curso de capacitação e formação continuada voltado aos agentes da Patrulha Maria da Penha. A convocação está publicada no (Diário Oficial) desta terça-feira (15).

O curso, promovido pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher, tem como objetivo aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência, além de fortalecer os laços entre os profissionais que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher na capital sul-mato-grossense.

De acordo com edital publicado pela secretaria, os guardas civis metropolitanos lotados na Gerência Operacional da Patrulha Maria da Penha estão convocados para a formação. A proposta visa oferecer atualização contínua aos servidores de carreira. Entre os focos do curso está a humanização do atendimento e a ampliação dos conhecimentos sobre as diferentes formas de violência de gênero.

Entre os temas abordados no curso estão: e familiar contra a mulher, , importunação sexual, medidas protetivas de urgência, além do acolhimento humanizado das vítimas. Além disso, o conteúdo prevê debates sobre a atuação integrada dos órgãos da rede de proteção.

O curso ocorrerá das 8h às 18h, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, na Praça do Rádio Clube. Os servidores relacionados no edital deverão comparecer com uniforme completo: calça, gandola, coturno e cobertura azul.

Rede de proteção em Campo Grande

Embora seja um procedimento habitual, essa capacitação ocorre em um momento de atenção à estrutura de atendimento às mulheres, marcado por críticas à rede de proteção em Campo Grande. Vale lembrar que a morte da jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio em abril deste ano, gerou forte comoção. O caso acendeu o alerta sobre falhas nos mecanismos de prevenção e resposta à violência doméstica. O caso repercutiu nacionalmente e expôs a urgência de melhorias no acolhimento e na efetividade das medidas protetivas.

Desde então, organizações da sociedade civil e especialistas denunciam a falta de integração entre os órgãos da rede. Além da ausência de acompanhamento adequado de mulheres em situação de risco, o que reforça a necessidade de capacitações.

Confira os convocados para o curso de capacitação na pág. 26:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Universitários vão à Câmara pedir por segurança no entorno das universidades de Dourados

Crise na Santa Casa levanta preocupações sobre serviços públicos, diz Jean Ferreira

Justiça de MS concorda com pedido de recuperação extrajudicial de grupo ligado ao agronegócio

Após suspensão de atendimentos, Victor Rocha diz que Santa Casa ‘precisa de mais recursos’

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

Casa Branca anuncia acordo ‘histórico’ de US$ 600 bi em investimentos com a Arábia Saudita

Últimas Notícias

Famosos

Aos oito meses, Tati Machado perde bebê que estava à espera com Bruno Monteiro

Tati Machado estava na 33ª semana de gestação de Rael, seu primeiro filho com Bruno Monteiro; saiba detalhes da situação

Esportes

João Fonseca é anunciado na Laver Cup e se torna 1º brasileiro da história na competição

Edição deste ano será disputada em São Francisco, nos Estados Unidos

Polícia

‘Por que mentiu?’: Família não acredita em morte acidental de Ronaldo que levou facada da esposa

Esposa de Ronaldo teria se apresentado na delegacia, segundo a irmã de Ronaldo

Política

Após ser impedido de debater em oitiva do consórcio, vereador quer alterar regimento da Câmara

A medida foi motivada após o vereador e outros dois colegas terem sido impedidos de participar dos debates na primeira oitiva da CPI que investiga o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo da Capital.