“Tem que trocar esse consórcio, a população não aguenta mais. Todo dia é a mesma coisa. Lamentável isso”.
“Tá aí o serviço de excelência! Imagina se fosse de péssima qualidade, né?!”
“Ontem mesmo, em frente a praça, a cadeirante teve que sair nos braços do homem porque não funcionou o elevador”.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Os relatos indignados foram feitos por usuários do transporte coletivo de Campo Grande nas redes sociais do Jornal Midiamax. Comentários como estes se multiplicam a cada nova publicação que expõe o serviço precário prestado aos campo-grandenses pelo Consórcio Guaicurus. Frotas sucateadas, superlotação, atrasos e pouca manutenção nos veículos. Todo dia é a mais coisa!
Campo-grandense perde horas do seu dia em função do transporte público
Só nos últimos sete dias, ao menos 10 denúncias sobre o transporte coletivo foram feitas à reportagem. Isso sem contar tantos outros casos que ocorrem, mas não são comunicados. A cada dia que passa, passageiros precisam sair mais cedo de suas casas para conseguir chegar a seus compromissos no horário. Às vezes, nem isso basta.
É o caso da Nilza Brás, de 59 anos. A campo-grandense estava no ônibus da linha 517 – Leon Denizart / T. Hércules Maymone, que quebrou quando seguia sentido bairro/centro, lotado de passageiros, na manhã desta quinta-feira (20). Ela, como tantos outros, estava indo para o trabalho. Por volta das 6h30, precisou descer no meio do trajeto após o veículo apresentar problemas mecânicos.
Mesmo saindo de sua casa com 2h de antecedência, Nilza chegou atrasada ao seu destino. Então, ficam os questionamentos: até quando o campo-grandense precisará abdicar horas do seu dia em um trajeto de 20 minutos, só porque o transporte público não funciona como deveria? Quando se normalizou esperar 30, 40, 50 minutos por uma condução em um terminal lotado?
“Os ônibus vêm parecendo carroça. Eu pego três ônibus para ir e três para voltar. Os ônibus são todos lotados, a gente vai espremido”, conta.
“As sucatas não aguentam mais rodar e quem sofre são os trabalhadores que ainda pagam caro por essa vergonha de serviço”, lamenta um leitor nas redes sociais.

Já experimentou andar em um ônibus do Consórcio em horário de pico?
O questionamento foi feito por uma leitora indignada com a superlotação de terminais e ônibus em Campo Grande. Ela, que pega o 075 – T. Guaicurus / T. General Osório todos os dias, já não aguenta mais pagar a 11ª tarifa mais cara entre as capitais do país, para andar em uma “lata de sardinha”.
“Saio de casa no mesmo horário que muitos alunos. Os ônibus são extremamente lotados, às vezes não tem onde segurar. Quando os alunos saem da escola, os terminais ficam intransitáveis. Isso não é culpa do usuário, não somos nós que temos que adaptar nossos horários para escapar desses apertos, é o consórcio que precisa colocar mais ônibus pra rodar”, afirma.
“É que vocês não viram o 080. A qualquer momento aquela porta será aberta e uma galera vai cair pra fora com o ônibus em movimento, por conta da superlotação. Algumas pessoas podem comentar ‘Ah, mas por que não espera o próximo?’. O problema é esse! O próximo demora e quando vem, lota mais ainda”, conta uma leitora.
“Antes eu ia no aperto no 080 sentido centro, mas na maioria das vezes não consegui ir por estar superlotado e sempre esperava o próximo. Adivinha? Vinha lotado também e com isso eu me atrasava. Agora estou levantando mais cedo e vou no 080 que vai sentido ao terminal Aero Rancho. Dou a volta pra ir com mais ‘conforto’. O pior é o pessoal cobrando do motorista para colocar mais ônibus na linha, sendo que ele, na verdade, ELES, não têm culpa alguma. Enquanto não acontecer uma tragédia, nada será feito”, acrescenta.
Outra leitora contou que o ônibus da linha 137 – T. Guaicurus / T. Hércules Maymone, já não passa há uma semana. Os usuários não foram comunicados da mudança. Já no terminal, o 075 passa lotado. Quem não quer se atrasar, precisa se espremer entre outros passageiros, arriscando se acidentar.
“Hoje, no 102 – T. Guaicurus / T. Hércules Maymone, uma estudante desmaiou no ônibus de tão cheio que estava. Essa linha está sem reforço”, conta.

Confira outras reclamações feitas por usuários do transporte
“Aumenta o preço da passagem e a qualidade dos ônibus, que já era ruim, ainda piora… Vergonhoso isso! Sem falar que tem ônibus que nem passa nos horários que estão marcados nos painéis dos terminais e a gente fica esperando mais de 40 minutos, igual otário”.
“Todos os dias chegam relatos de pelo menos 2 a 3 ônibus quebrados. Sé essa semana já foram mais de 10 situações! Desde que dividiram a frota toda entre duas garagens, a qualidade da manutenção caiu drasticamente. Não se assustem se houver algum acidente grave com um ônibus qualquer hora dessas”.
“Normal! Isso acontece todos os dias. Ônibus sucateado, sem freio, portas que não fecham direito… Essa semana, o 061, de manhã, bateu em outro ônibus porque o freio não funcionou”.
“E a belezura que atualmente atende a linha 527? Uma sujeira só! Fora que o ônibus está oxidando por dentro. É descaso com a população”.
“Está assim para pior. Infelizmente, um descaso total da empresa que monopoliza o transporte público, que de público só tem o nome. Pelo preço da passagem, é particular mesmo, e sem nada de melhoras”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.