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Cotidiano

Cansados de acidente, moradores ‘improvisam’ placa de Pare na Vila Carlota

Com as próprias mãos, eles pegaram um pedaço de madeira para servir de fixação, e 'reutilizaram' uma placa de Proibido Estacionar
Carol Leite -
Moradores improvisaram a placa (Fala Povo)
Moradores improvisaram a placa (Fala Povo)

Cansados de presenciarem infrações de trânsito no cruzamento da Rua Lira com a Rua da Rúpia, moradores da Vila Carlota ‘improvisaram’ e construíram uma placa de sinalização ‘Pare’.

Com as próprias mãos, eles pegaram um pedaço de madeira para servir de fixação, e ‘reutilizaram’ uma placa de Proibido Estacionar.

“Os moradores fizeram uma placa de Pare porque não tinha no cruzamento”, disse a leitora do Midiamax.

Confira:

Moradores improvisaram a placa (Fala Povo)

Moradores reclamam de falta de sinalização em outras regiões da cidade

“Mais um acidente. Assustamos com o barulho da batida. Por muito pouco o carro atingido não capota e estava com uma criança na cadeirinha”. O relato da moradora, que preferiu o anonimato, descreve um acidente entre dois carros no cruzamento da Rua Dr. Dolor Ferreira de Andrade com a Rua 13 de Junho, no Centro de Campo Grande.

Moradora antiga da região, ela ressalta a preocupação com as frequentes colisões entre veículos. Ela atribui os acidentes à falta de sinalização horizontal e à desatenção dos condutores.

“Há muito tempo solicitamos providências a respeito da sinalização. Todos os dias levamos sustos e corremos o risco de sermos nós, moradores daqui, sermos atingidos por imprudentes e pela falta de lombada na Rua 13 de Junho”.

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Há placas de “Pare” no cruzamento, entretanto, a moradora diz que há excesso de velocidade. “Quem desce a Rua 13 de Junho se esquece que na Dolor não é mais preferencial. Teria que ter uma lombada”.

O que diz a Agetran

A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que enviará uma equipe de manutenção ao local para reforçar a sinalização da via.

“Todos os dias as equipes de manutenção da Agetran seguem um cronograma onde realizamos o reforço e a sinalização das vias que necessitam. É importante ressaltar que também é importante a todos seguirem as regras de circulação básicas previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), reforçando os cuidados e redobrando a atenção em vias com a sinalização desgastada”.

“É fundamental que todos os usuários da via mantenham atenção constante às sinalizações verticais, garantindo um trânsito mais seguro e organizado para todos”.

Como pedir sinalização no meu bairro

O trânsito de está em constante mudança diante do aumento no fluxo de veículos, lentidão em alguns pontos e novas obras. Logo, se você percorre as ruas do seu bairro e observa a necessidade de alterações ou reforço na sinalização, há três formas de solicitar melhorias para a prefeitura.

Apesar de parecer irrelevante para alguns, a sinalização de trânsito tem impacto diário na vida do campo-grandense. Além disso, uma sinalização adequada não se restringe a uma placa de “Pare” ou indicadores de velocidade máxima. Ter o sinal conforme a regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) permite menos riscos de acidentes e fluidez no trânsito.

Contudo, para seguir com a solicitação de análise da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), é necessário observar qual a melhoria desejada para a rua, por exemplo, instalação de placas sinalizadoras, faixa de pedestre ou semáforo.

Segundo a Agetran, todas as solicitações são analisadas por uma equipe técnica da pasta para verificar a viabilidade de cada solicitação. Há três formas de solicitar melhorias ou intervenções de sinalização, ou alterações nas vias urbanas.

Pessoalmente

O morador pode ir pessoalmente à sede da Agetran e solicitar análise no trânsito. É necessário estar com anotações do endereço e tipo de sinalização desejada. A sede da Agetran fica na Avenida Gury Marques, 2395, no . O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Telefone

A Prefeitura disponibiliza o canal da Coordenadoria-Geral de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 156. O número permite o registro de reclamações e denúncias referentes aos serviços públicos municipais. Ao acionar o serviço, atendentes realizam triagem e identificam a qual órgão competente a demanda deverá ser encaminhada — em alguns casos, é gerado um protocolo, pelo qual o cidadão poderá acompanhar os encaminhamentos de seu pedido.

Aplicativo

A Prefeitura também registra informações pelo aplicativo Fala CG, gerenciado pela Ouvidoria Municipal. Ao clicar no ícone “obras e serviços”, os usuários poderão anexar uma foto que será encaminhada com a sua geolocalização, o que facilitará que as equipes da Prefeitura solucionem a demanda.

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