Com objetivo de auxiliar pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Campo Grande sancionou nesta quarta-feira (9) a lei que cria o ‘Programa Banho Solidário’, iniciativa voltada a garantir condições mínimas de higiene a pessoas em situação vulnerabilidade social. A proposta, publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), passou por aprovação na Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Adriane Lopes.
O programa prevê a instalação de chuveiros fixos ou itinerantes em diferentes pontos da cidade. O projeto irá priorizar áreas com maior concentração de pessoas em situação de rua, como a região da antiga rodoviária de Campo Grande. A estrutura poderá funcionar com apoio de doações da sociedade civil, instituições filantrópicas e empresas privadas.
Além do acesso aos chuveiros, os locais participantes também poderão oferecer itens de higiene pessoal, roupas e calçados, arrecadados por meio de campanhas e parcerias. O objetivo, conforme a Prefeitura, é assegurar bem-estar, promover a dignidade e incentivar a inclusão social dessas populações.
O município também poderá firmar convênios com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil para viabilizar a implantação e manutenção do chuveiros e pontos de higiene. Empresas parceiras poderão receber, como contrapartida, incentivos definidos pelo Executivo, desde que respeitada a legislação vigente.
Ainda conforme a nova lei, a implementação do Banho Solidário dependerá da disponibilidade orçamentária e viabilidade operacional, sem comprometer o orçamento municipal com despesas obrigatórias.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***