Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande terá aplicativo para turistas e motoristas da Rota Bioceânica

Ferramenta foi anunciada durante Seminário Internacional da Rota Bioceânica
Dândara Genelhú, Jennifer Ribeiro -
prefeita campo grande
Campo Grande desenvolveu ferramenta para Rota. (Helder Carvalho, Midiamax)

A Prefeitura de está desenvolvendo aplicativo para auxiliar turistas e motoristas profissionais que irão passar pela Rota Bioceânica. A ferramenta foi anunciada pela prefeita Adriane Lopes (PP) nesta terça-feira (18), no Seminário Internacional da Rota Bioceânica.

O aplicativo terá informações sobre rotas gastronômicas, industrialização, agronegócios e até PIB (Produto Interno Bruto). “Todas as cidades da rota que quiserem fazer parte deste aplicativo, podem procurar a nossa equipe, nós também vamos divulgar a sua cidade, o seu estado, o seu país, dentro deste aplicativo para que o Brasil e o mundo possa conhecer a Rota Bioceânica e as cidades que vão compor”, disse a prefeita.

A prefeita propôs ainda a criação de uma associação de municípios da rota. O grupo poderá preparar os municípios e gestores para o desenvolvimento futuro, além de cuidar de pautas secundárias à rota, como protocolos de saúde.

Em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de ), Campo Grande promoverá o monitoramento da saúde para os motoristas que vão percorrer o trajeto da rota.

O estudo realizado pela UEMS e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deu acompanhamento e o tratamento na área da saúde aos profissionais. “Para que a gente possa já detectar as fragilidades e avançarmos, tendo em vista que temos barreiras sanitárias a serem exploradas nessa Rota”, explicou Adriane.

Desenvolvimento

A recepção do evento acontece na tarde desta terça-feira (18). Cerca de 1,6 mil pessoas se inscreveram para a programação.

Além de Adriane Lopes, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (), representou os municípios nesta tarde. Já a abertura oficial do seminário está prevista para às 18h, com presença do Governador Eduardo Riedel.

“Às vezes a gente fica querendo focar só aqui em Mato Grosso do Sul, mas , Goiás, Santa Catarina, tudo que tem vai ser exportado por Porto Murtinho”, destacou Cintra.

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, destacou que 24 municípios integram o trajeto da rota. Contudo, não serão apenas eles que se beneficiarão com o projeto de integração.

Ao longo deste dia, oito painéis debatem simultaneamente temas da Rota. São eles: Academia e Educação, Comércio e Procedimentos de , Segurança dos Municípios, Obras Públicas, Logística e Transporte, Cidadania com Enfoque em Gêneros e Povos Originários, Saúde e Sustentabilidade, e Turismo.

Rota Bioceânica

O Governo Federal detalhou, no Relatório 2024 do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, informações sobre 190 obras espalhadas pelos 11 estados fronteiriços. A Rota Bioceânica, que passa por Mato Grosso do Sul, faz parte deste ‘megaprojeto’.

O documento traz o mapeamento do status de atuação da administração pública federal nas regiões de fronteira do Brasil com os vizinhos sul-americanos. Em MS, a Rota 4 ainda tem três frentes que continuam com obras em execução.

  • A ponte binacional Brasil-Paraguai, sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (PY);
  • O contorno rodoviário para acesso à ponte, na BR-267, em Porto Murtinho;
  • E o asfaltamento de trecho de 225 km na Picada 500, estrada de terra no Chaco paraguaio, que dá seguimento à rodovia brasileira.

O restante desse ramal está pronto: no Brasil, no Chaco do Paraguai, na subida da Cordilheira dos Andes na Argentina e no Deserto do Atacama do Chile. Melhorias e adaptações ainda serão necessárias nas aduanas e na ponte binacional sobre o Rio Pilcomayo, entre Pozo Hondo (Paraguai) e Misión La Paz (Argentina).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí

Transparência

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Repasse, por cerca de 20 anos, envolve quase 10 hectares no projeto de assentamento Bebedouro

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Saiba em quais unidades haverá atendimento pediátrico neste domingo