Neste sábado (30), a Praça Ary Coelho, em Campo Grande, recebe a ação ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo. A campanha, promovida pela Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande), oferecerá doses de vacina para toda população, entre seis meses e 59 anos.
O objetivo da ação é reforçar a proteção da população contra o sarampo, pois há risco de reintrodução do vírus no Estado, devido ao aumento de casos em países vizinhos, como a Bolívia e Paraguai.
Em Campo Grande, foram registradas 10 ocorrências da doença no ano de 2020. Desde então, não houve mais confirmações do vírus. Contudo, um caso suspeito segue em investigação este ano.
“Tendo em vista os crescentes casos da doença em países que fazem fronteira com o Estado e que Campo Grande é um corredor para quem tem como destino ou partida a região da fronteira, a decisão por ampliar a vacinação contra o sarampo é uma das estratégias adotadas para que não tenhamos casos confirmados no município”, explica a superintendente de vigilância em saúde e ambiente, Veruska Lahdo.
Quem pode se vacinar:
As doses de vacina contra o sarampo poderão ser administradas em toda a população, entre seis meses e 59 anos. Contudo, gestantes, pessoas com imunossupressão grave e indivíduos com histórico de reação alérgica grave à vacina não poderão se vacinar.
A ação acontece a partir das 8h, na Praça Ary Coelho. Além da vacinação, a ação contará com testagem rápida, orientações de combate a endemias vetoriais e serviços da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)