Pioneiro na instalação de ‘pet-friendly’ – ambiente destinado à cães e gatos que estão em trânsito com seus tutores – o Aeroporto Internacional de Campo Grande é referência para os demais terminais aeroportuários, que também devem incluir o espaço em suas dependências.
O Aeroporto de Campo Grande, que tem capacidade para receber 4,5 milhões de passageiros por ano, inaugurou o pet-friendly em julho de 2024. Depois disso, Recife, Uberlândia e Montes Claros investiram na instalação dessas áreas.
Conforme divulgado pela Aena – empresa responsável pela administração de 17 aeroportos em nove estados do Brasil – a ideia será expandida para o demais aeroportos do país.
“Os espaços pet-friendly garantem que os animais possam se hidratar, relaxar e aliviar o estresse, trazendo tranquilidade também para seus tutores. É uma maneira de transformar o aeroporto em um local mais acolhedor para todos”, ressalta Jesus Campo Hortas, diretor de Operações e Infraestrutura da Aena no Brasil.
Esses ambientes possuem bebedouros, comedouros, áreas de descanso, locais higiênicos para necessidades dos animais e sacolas para coleta de resíduos, proporcionando um ambiente acolhedor tanto para os animais de estimação quanto para seus tutores.
As instalações fazem parte dos planos de ampliação e modernização do terminais aeroportuários. A expectativa é de que as instalações sejam concluídas até o fim de 2026.