Pular para o conteúdo
Cotidiano Economia

Campo Grande registra maior inflação dos alimentos entre as capitais brasileiras

Em Campo Grande, a alta dos alimentos chegou a 11,3%
Lethycia Anjos -
carne preço açougueiro
Açougue - Ilustrativa (Arquivo, Jornal Midiamax)

registrou o maior índice de inflação no preço dos alimentos no Brasil, conforme aponta a análise do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2024. Apesar das iniciativas do para combater a alta dos preços, a Capital de enfrentou um aumento de dois dígitos na alimentação em domicílio no último ano.

A pesquisa do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) analisou 16 cidades brasileiras e mostra que Campo Grande teve a maior alta, 11,3%. Em seguida aparece, Goiânia (GO), com 10,65%, e (SP), com 10,07%. Em contrapartida, Porto Alegre obteve o menor índice de inflação, com 2,89%, conforme dados divulgados nesta terça-feira (28) pelo Estadão.

A análise dos microdados do IPCA de 2024 revela ainda que as capitais com maior consumo de carne bovina, como Campo Grande, estão entre as mais impactadas pela inflação desse item. Em Campo Grande, a carne teve um aumento expressivo de 31,32%. O mesmo ocorreu em Goiânia (24,21%) e São Paulo, que teve alta de 26,54%.

Esse impacto reflete tanto a alta demanda impulsionada pelos consumidores, quanto as mudanças climáticas, que prejudicaram o mercado agropecuário. Por outro lado, o limão foi o alimento com maior queda de preço na primeira quinzena de janeiro. O item teve uma redução de 26%, segundo o IPCA-15.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Funtrab oferece mais de 790 vagas na próxima segunda-feira

Vagas são em diversas áreas e níveis de especialização

Cotidiano

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 é liberado

Finalização das bras estavam previstas para o domingo (20)

MidiaMAIS

‘Emoção muito forte’: professores de Artes se emocionam ao relembrar de veterano da UFMS que faleceu na pandemia

A lembrança do veterano ocorreu durante a comemoração aos 40 anos do curso de Arte da UFMS

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões