Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande é a melhor cidade do Centro-Oeste em ranking de competitividade

A Capital ficou na 86ª colocação do Brasil e Florianópolis (SC) é a campeã nacional, seguida de São Paulo (SP) e Vitória (ES)
Murilo Medeiros -
(Kísie Ainoã, Midiamax, Arquivo)

está em 1° lugar entre as cidades da região Centro-Oeste no ranking de competitividade dos municípios, divulgou o CLP (Centro de Liderança Pública). O estudo leva em consideração 65 indicadores, como telecomunicações, funcionamento da máquina pública, saneamento básico, segurança, e qualidade da saúde, com dados de 2024. é a 5ª colocada da região e Dourados, a 12ª.

O CLP analisou as principais cidades do Brasil com mais de 80 mil habitantes e tem objetivo de promover a competitividade e melhorar a gestão pública nas cidades brasileiras. A Capital sul-mato-grossense ficou na 86ª colocação do Brasil e Florianópolis (SC) é a campeã nacional, seguida de São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Outras cidades de aparecem em posições mais baixas no estudo. Corumbá é a última colocada no quesito Meio Ambiente, com destaque negativo para o avanço do desmatamento ilegal e recuo em cobertura de floresta natural e áreas recuperadas. Já Ponta Porã ocupa o penúltimo lugar da região Centro-Oeste.

Dados da Capital

Funcionamento da máquina pública é o critério que mais impulsionou Campo Grande. A cidade avançou 23 posições neste quesito e está na 2ª colocação nacional. Conforme o relatório do CLP, a Capital “apresenta excepcional desempenho em transparência municipal (1ª colocação). O município apresentou expressivo avanço de posicionamento em qualidade da informação contábil e fiscal (avanço de 190 posições e ocupa a 112ª colocação)”.

No entanto, o estudo destaca que o custo da função legislativa (148º lugar) é a maior oportunidade de melhorar o desempenho de Campo Grande no ranking. O Jornal Midiamax mostrou nesta semana que a Câmara de Vereadores gastou 13,11% a mais neste primeiro semestre, comparado ao mesmo período de 2024. O percentual, apesar de parecer baixo, representa um montante de R$ 6,557 milhões aos cofres municipais. 

O saneamento básico de Campo Grande também é o melhor do Centro-Oeste, conforme os dados do ranking. Contudo, a Capital caiu 32 posições desde o último ano. Segundo a Águas Guariroba, Campo Grande já atingiu as metas definidas pelo novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização dos serviços. A cidade atingiu os percentuais exigidos (99% de abastecimento de água e 90% de cobertura de esgoto) com nove anos de antecedência.

O documento também cita como potências do município: capital humano, inovação e dinamismo econômico, acesso à saúde e à educação. Por outro lado, o estudo elenca como desafios de Campo Grande: meio ambiente, telecomunicações, sustentabilidade fiscal, inserção econômica, segurança e qualidade da educação.

A Capital de Mato Grosso do Sul é a única representante da região Centro-Oeste entre os 100 municípios do país com melhor desempenho. Na sequência, estão Rio Verde (GO, 118ª colocação), Sinop (MT, 119ª colocação) e Goiânia (GO, 124ª colocação). Clique aqui para conferir o relatório do CLP na íntegra.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos em terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

Últimas Notícias

Trânsito

Três pessoas ficam feridas em acidente envolvendo moto elétrica no São Conrado

A colisão ocorreu no cruzamento das vias Petrópolis com a Maria Luiza Moraes

Cotidiano

Avisos do Inmet mostram MS dividido entre tempestade e tempo seco nesta quinta-feira

Regiões sul e leste estão sob aviso de perigo de tempestade, enquanto centro, leste e norte estão com aviso de baixa umidade do ar

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas