O mais recente Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31), aponta que duas capitais brasileiras, Campo Grande (MS) e Vitória (ES), estão em nível de alerta, risco ou alto risco, para SRAG (síndrome respiratória aguda grave), e apresentam um sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
Em todo o território nacional, a prevalência entre os casos positivos nas últimas quatro semanas foi de 47,7% para VSR (vírus sincicial respiratório), 31% para rinovírus, 17,4% para influenza A, 4% para covid-19 (Sars-CoV-2) e 1,5% para influenza B.
Já em relação aos óbitos, os vírus mais prevalentes foram 57,6% para influenza A, 17,7% para VSR, 15,3% para rinovírus, 6,4% para covid-19 e 2,6% para influenza B.
Aumento de SRAG em crianças e idosos
O boletim da Fiocruz, que monitora os casos de SRAG em todo o país, destaca que, embora haja uma queda no cenário nacional, alguns estados estão registrando um aumento de casos. O crescimento é especialmente notável em crianças pequenas, associado ao VSR, no Amazonas, em Roraima, no Rio Grande do Norte e com uma retomada no Rio Grande do Sul.
O estudo aponta também para um aumento de casos de SRAG entre idosos no Pará, mas a falta de resultados laboratoriais recentes impede a identificação do vírus responsável. Em relação à covid-19, os casos graves seguem em baixa na maior parte do país, com exceção do Ceará, onde há um aumento mais sustentado.
Situação dos estados
Atualmente, 20 das 27 unidades da Federação estão em nível de alerta, risco ou alto risco para SRAG, mas sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo. A lista inclui: Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
Os estados do Amazonas e Rio Grande do Norte, no entanto, apresentam níveis de alerta, risco ou alto risco e um crescimento na tendência de longo prazo, impulsionado principalmente pelos casos de VSR em crianças.
Mesmo com a tendência de queda geral, os casos de SRAG entre crianças pequenas associados ao VSR permanecem em níveis elevados na maioria dos estados, com exceção do Amapá, Espírito Santo, Piauí, Tocantins e Distrito Federal. Entre os idosos, os casos de SRAG continuam de moderados a altos em diversos estados das regiões Centro-Sul, Norte e Nordeste.
InfoGripe
O InfoGripe é uma estratégia do SUS (Sistema Único de Saúde) voltada ao monitoramento dos casos de SRAG, oferecendo suporte às vigilâncias em saúde na identificação de locais prioritários para ações, preparações e resposta a eventos de saúde pública.
A atualização é referente à Semana Epidemiológica 30, de 20 a 26 de julho.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***