Sem previsão de chuva para os próximos dias em Mato Grosso do Sul, os baixos índices de umidade do ar preocupam. Neste sábado (16), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou dois avisos de perigo, um deles abrange todas as cidades do Estado.
Conforme o Instituto, Campo Grande e outros 41 municípios estão sob alerta laranja – que indica umidade do ar entre 20% e 12%. O aviso do Inmet é válido até as 18 horas deste sábado.
Já o alerta amarelo, que indica índice entre 30% e 20%, é válido para as 79 cidades de Mato Grosso do Sul. Este último aviso também segue até as 18 horas, mas pode ser renovado.
Os baixos índices de umidade doar preocupam, pois podem desencadear diversos problemas de saúde. Entre as possíveis complicações, estão: quadros alérgicos, doenças pulmonares, sangramento no nariz, dores de cabeça, desidratação, ressecamento de olhos, boca e pele, eletricidade nas pessoas ou nos equipamentos eletrônicos, além de outras ocorrências.
O Cemtec-MS (Cento de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), alerta que a situação se estende pelos próximos dias, afinal, não há previsão de chuva até o dia 19 de agosto. Depois disso, há uma pequena possibilidade, porém, somente nas regiões sul e sudoeste.
As recomendações para superar o tempo seco e reduzir os riscos são: ingerir bastante água, umidificar o ambiente, evitar exposição ao sol e atividades físicas nos horários mais quentes, além de redobrar a atenção quanto ao uso de fogo e ao descarte de materiais que possam provocar incêndios.
Em casos de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.