Já pensou? Perto do horário de almoço, uma família de Ladário encontrou uma ‘surpresa’ na garagem de casa. Uma jiboia com aproximadamente 2 metros de comprimento, descansava tranquilamente camuflada em alguns troncos de madeira.
O Corpo de Bombeiros de Ladário foi acionado por volta de 10h desta segunda-feira (18) para resgatar a serpente. Segundo a corporação, a cobra na área da garagem de uma residência gerou preocupação entre os moradores.
Os militares realizaram a contenção e captura da jiboia na manhã de ontem. Ela não apresentava qualquer tipo de lesão e, por isso, os bombeiros a soltaram em área nativa. O Corpo de Bombeiros seguiu os procedimentos de preservação ambiental, devolvendo a cobra ao seu habitat natural.
Não é a 1ª jiboia
Em 28 de maio, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Ladário resgatou outra jiboia. Dessa vez, a cobra estava ‘dando um rolê’ pelo Paço Municipal da cidade. Servidores da administração municipal entraram em contato com a polícia para tirar a serpente do local.
Segundo a PMA, o aparecimento de serpentes é relativamente comum na região de Ladário. “A jiboia é uma das espécies mais vistas por aqui”, afirma o Subtenente Borges. Ele ressalta que, apesar de não ser peçonhenta, a presença da serpente pode representar riscos à população.
“Ela não tem veneno, não tem presas inoculadoras, mas pode sim representar perigo. Por exemplo, restos de alimentos apodrecidos podem ficar presos nos dentes serrilhados do animal, e isso pode causar infecção em caso de mordida”, alertou o militar.
Serpente escondida
As jiboias são animais que se camuflam facilmente ao ambiente, por conta de sua cor. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), este tipo de serpente é de médio a grande porte, podendo chegar a 4 metros de comprimento. Ou seja, essa cobra capturada em Ladário ainda pode dobrar de tamanho.
Apesar de ser uma cena que assusta qualquer um, as jiboias não representam grande perigo ao ser humano, segundo a Fiocruz. Elas são carnívoras, mas podem ficar vários dias sem comer, pois gastam pouca energia. As jiboias são animais pacíficos, porque não são venenosas e não atacam seres humanos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***