O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul utiliza uma estratégia de “contenção nas áreas de cânions”, com a intenção de controlar e extinguir o incêndio florestal no Pent (Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari), localizado nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, região norte do Estado.
O fogo teve início há duas semanas, possivelmente provocado por descarga elétrica, ainda conforme os militares. Desde então, houve o combate e monitoramento, com uma equipe da base avançada instalada no local.
Além disso, desde o fim de semana, a mudança climática com chuvas contribuiu para redução das chamas, que estão ativas apenas na área queimada, desde terça-feira (7).
Chamas ‘confinadas’

Conforme o Corpo de Bombeiros, a ação de “confinar as chamas” contribuiu para impedir que o incêndio se alastrasse, garantindo a segurança das demais áreas do parque.
“Desde o início do foco, estamos monitorando e também foi estabelecida uma estratégia de contenção nas áreas de cânions. É inviável o acesso terrestre, com combate direto ao fogo, e pela ineficácia dos alijamentos de água com a aeronave Air Tractor, ou qualquer outra, considerando a geografia do local, que limita o uso das ferramentas. Por isso, construímos aceiros, linhas de defesa e fogo de supressão”, explicou o subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental), major Eduardo Teixeira.
As técnicas são usadas pela brigada de Alcinópolis, com apoio da Prefeitura de Costa Rica e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente), além de fazendeiros e produtores rurais.
“Todos atuaram para conter o fogo na região dos cânions, evitando que o incêndio se propagasse para as áreas produtivas do entorno. Desde antes do surgimento do foco, o Corpo de Bombeiros já tomava medidas para a proteção daquela área. As ações foram tomadas para segurança e realizadas naquilo que o terreno e a condição da vegetação permitiam. Temos relato de chuva em todo o parque, desde ontem”, finalizou o major.
Além do trabalho realizado pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul), a atuação no Pent também incluiu brigadistas de Alcinópolis, treinados pelos bombeiros — que ainda realizou a preparação dos militares do Exército Brasileiro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)