O Bioparque Pantanal abriu inscrições para escolas públicas e privadas que tenham interesse em participar do projeto Clube de Ciências. As instituições devem submeter seus projetos até o dia 8 de maio, no site do Bioparque (clique aqui para acessar o edital).
A atividade está em sua terceira edição, e busca ampliar a compreensão dos estudantes sobre sustentabilidade ambiental, questões sociais e práticas educacionais que incentivam o desenvolvimento, a iniciação científica, a pesquisa e a inovação. O trabalho é feito em conjunto com a equipe técnica e as atividades realizadas no Bioparque.
Os pré-requisitos para a inscrição é estar regularmente matriculado em escola pública ou privada, ter disponibilidade para se dedicar ao projeto e ter afinidade com as temáticas relacionadas ao aquário. Serão disponibilizadas vagas para dez grupos, de, no máximo, cinco estudantes e dois professores orientadores cada.
A bióloga e coordenadora do projeto, Thuany Rezende Valadares, ressalta a importância da participação dos estudantes nas atividades. “As práticas desenvolvidas com o apoio de profissionais, em um ambiente que respira biodiversidade, potencializam o senso crítico e o fomento à pesquisa. O aluno já sai com uma preparação para o ensino superior“.
Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o projeto atua como uma oportunidade de aproximar os estudantes da pesquisa e do conhecimento científico. “Ao desenvolverem pesquisas, os estudantes não apenas ampliam suas habilidades acadêmicas, mas também exercem um papel na produção de saberes relevantes para a sociedade e a comunidade científica”.
Clube de Ciências
A primeira edição do projeto ocorreu em 2023, e culminou na publicação do e-book Genius, desenvolvido pela primeira turma do Clube de Ciências. Em 2024, foi realizado o 1º Encontro de Iniciação Científica do Bioparque Pantanal (ENIC Bio), onde os alunos puderam apresentar os produtos finais desenvolvidos ao longo do ano.
Dois grupos do Clube de Ciências, do Colégio Nova Escola e da Escola Estadual Orcírio Thiago, apresentaram seus projetos nas feiras científicas do estado e foram premiados na FETEC-MS. O Colégio Nova Escola ficou em 3º lugar com o projeto “Avaliação dos impactos da visitação pública nos aspectos comportamentais de peixes Brycon hilarii”.
A Escola Estadual Orcírio Thiago conquistou o 2º lugar na categoria Fetec Júnior – Ciências Humanas com o projeto “A dinâmica da aprendizagem no Bioparque Pantanal: o papel do professor, condutor e alunos durante visitas”, que analisou as interações pedagógicas nas visitações e seu impacto no aprendizado dos estudantes.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.