O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta laranja, de ‘perigo’, para baixa umidade em 17 municípios de Mato Grosso do Sul. Estas cidades devem ter umidade relativa do ar entre 20% e 12% na tarde desta segunda-feira (18). Outros 49 municípios estão em alerta amarelo, para valores abaixo de 30%.
No domingo (18), o Estado teve quatro cidades entre as 10 mais secas do Brasil. Aquidauana, Sidrolândia e Sonora registraram 14% de umidade; e Costa Rica, 15%. Depois, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim e Miranda tiveram umidade relativa de 16%.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o tempo seco é favorecido por um sistema de alta pressão atmosférica, que manterá o tempo estável em todo o Mato Grosso do Sul, com predomínio de céu claro a parcialmente nublado e ausência de condições para chuva.
O Inmet indica que estas condições causam riscos à saúde e de incêndios florestais. A orientação é que a população tome medidas preventivas no período de seca extrema: beba bastante líquido, evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
17 cidades em alerta laranja
Confira a lista de municípios que devem registrar umidade entre 12% e 20% nesta segunda-feira (18):
- Água Clara
- Alcinópolis
- Aparecida do Taboado
- Brasilândia
- Camapuã
- Cassilândia
- Chapadão do Sul
- Costa Rica
- Figueirão
- Inocência
- Paraíso das Águas
- Paranaíba
- Pedro Gomes
- Ribas do Rio Pardo
- Selvíria
- Sonora
- Três Lagoas
Vem chuva por aí
A previsão do Inmet indica tempestades na porção sul e central de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19). A chegada da frente fria deve aumentar a umidade do ar e trazer uma trégua da secura às cidades do Estado. Além disso, outras regiões de MS também podem receber chuva ao longo da semana.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***