Equipes do Batalhão de Choque da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) voltaram a se posicionar na área de ocupação no município de Caarapó, após o povo Guarani e Kaiowá retomar a Fazenda Ipuitã, localizada na Terra Indígena Guyraroká. Conforme o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o grupo de povos originários conseguiu retomar o local na manhã desta quarta-feira (24).
A TI (Terra Indígena) Guyraroká é oficialmente reconhecida pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) como de ocupação tradicional e aguarda a finalização de seu processo de homologação. A retomada desta quarta-feira (24) é um desdobramento de um conflito iniciado no domingo (21), quando os Guarani e Kaiowá ocuparam a fazenda para impedir a pulverização de agrotóxicos próximo à sua aldeia.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Na segunda-feira (22), o Batalhão do Choque da Polícia Militar despejou os indígenas da área. Após o despejo, a comunidade deu um prazo de 48 horas para que a fazenda se comprometesse a interromper a pulverização. O prazo se esgotou na quarta-feira, sem resposta. Devido à falta de acordo, o grupo de indígenas decidiu retornar à área.
Em resposta aos acontecimentos, o MPI (Ministério dos Povos Indígenas) solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o reforço da Força Nacional de Segurança na região.
A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Sejusp (Secretaria de Segurança Pública de MS) e também com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitando posicionamento sobre o caso. Até o momento, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)