Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bairro Mata do Jacinto terá atuação da Base Móvel da GCM por uma semana

Equipes passarão sete dias na região, realizando ações de patrulhamento e combate a furto de fios de cobre
Idaicy Solano -
Serão intensificadas operações de combate a furto de fios de cobre e patrulhamento na região (Divulgação, PMCG)
Serão intensificadas operações de combate a furto de fios de cobre e patrulhamento na região. (Divulgação, PMCG)

Nos próximos sete dias, a base móvel da GCM (Guarda Civil Metropolitana) estará estacionada no Bairro Mata do Jacinto, em . As equipes estarão no local com atendimento das 7h às 22h, reforçando a segurança com rondas e ações integradas às operações.

Entre os serviços oferecidos estão as ações das patrulhas Maria da Penha, Trânsito e Ambiental, além de averiguações, abordagens preventivas e operações repressivas. Um dos focos principais desta etapa é o combate ao de fios e a outras situações de violência.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Durante o período de atuação da Base Móvel na Mata do Jacinto, serão intensificadas duas operações: a Operação Saturação, que tem como foco a redução da criminalidade por meio de patrulhamento preventivo, repressivo e abordagens estratégicas; e a Operação Ferro Velho, que realiza fiscalizações e ações de busca e apreensão de materiais comercializados de forma irregular, com ênfase no combate ao furto de cobre, material presente em fios elétricos e frequentemente alvo de crimes na Capital.

A operação é executada com um ônibus totalmente equipado, viaturas, motocicletas e equipes especializadas da GCM, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Em 2024, a Base Móvel passou pelos bairros Caiobá, Centro, Nova Lima, Alves Pereira, Botafogo, Los Angeles, Guanandi, Noroeste, Aero Rancho, Maria Aparecida Pedrossian, Mata do Jacinto, entre outros. 

Operação Ferro Velho 

No primeiro semestre deste ano, a Operação Ferro Velho registrou 58 protocolos para averiguar furtos de fios, dos quais 17 foram constatados. Ao todo, 73 suspeitos foram abordados e 13 encaminhados à Delegacia, sendo dois presos em flagrante. 

As ações de fiscalização também apreenderam 960 kg de cobre em estabelecimentos comerciais e resultaram na emissão de 33 . Somente no Bairro Jardim Nhanhá, oito locais foram notificados. Em 2024, foram apreendidos 1.500 kg de cobre sem origem comprovada.

Segundo o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, este ano, a operação conta com o reforço da força de trabalho das equipes e mais agilidade no atendimento.

“Neste ano, temos ainda um agravante: a questão dos furtos e o recebimento de materiais oriundos desses crimes. Vamos fiscalizar e combater com mais rigor, principalmente nesses locais, nesses comércios, nos chamados ferros-velhos. Portanto, com certeza, vamos intensificar ainda mais a fiscalização e o enfrentamento a essas práticas”, ressalta o secretário. 

Base Móvel circulará pela cidade

O objetivo da ação é contemplar as sete regiões de Campo Grande com a Base Móvel, composta por um ônibus equipado, dando condições aos guardas de prestarem esse serviço à população.

São quatro viaturas de quatro rodas e seis motos. Equipes do Romu e Gemop estarão presentes na região. O serviço é rotativo e permanece uma semana em cada bairro, com rondas e patrulhamento.

Conforme a prefeita Adriane Lopes, a expectativa é de que, a cada 15 dias, a operação seja realizada em uma nova região da cidade, ampliando o alcance das ações preventivas da Guarda Civil Metropolitana.

“Quando instalamos uma base da Guarda Civil Metropolitana em determinada região, a população tem a oportunidade de se aproximar, apresentar suas reivindicações e colaborar com as ações na área de segurança”, destaca a prefeita.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Taquaral Bosque, Márcia de Oliveira, acredita que, com a presença da Base Móvel, o bairro ficará mais seguro. “É muito bom ter segurança, né!? No mundo em que vivemos hoje, segurança é essencial para a gente poder circular com tranquilidade.”

Para o investigador da Polícia Civil, Alexandre Assef, a parceria entre as forças de segurança ajuda a sociedade como um todo. “Essa parceria é muito boa, porque reforça a segurança da região da Mata do Jacinto e dos bairros adjacentes, principalmente no combate à criminalidade que ainda está presente no complexo do Carandiru”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto de lei do MPMS sobre servidores efetivos em cargos de chefia é votado hoje

Sogrão? No Pantanal, Ana Castela debocha de foto íntima de Leonardo

cnu concurso unificado

Quadrilha que fraudava CNU é alvo de operação da Polícia Federal

Deputada Luiziane e brasileiros são apreendidos por Marinha de Israel, diz Hugo Motta

Notícias mais lidas agora

PF cumpre mandados em condomínio no Rita Vieira em Campo Grande

Psicólogos alertam sobre rotina de exaustão e adoecimento mental em hospitais da Capital

Prefeito em MS usou rede de espionagem clandestina e quase ‘melou’ ação da PF contra narcotráfico

mensagem

Grades não bastam: arquitetura de acolhimento pode reduzir casos de suicídio em Campo Grande?

Últimas Notícias

Política

Riedel cumpre agendas em MS com o presidente do PY, Santiago Penã

Agendas serão em Porto Murtinho, Dourados e Campo Grande

Política

Senador cobra rigor contra mortes por metanol em bebidas adulteradas

Nelsinho Trad afirmou que situação precisa ser esclarecida devido a gravidade da situação

Polícia

Importunação sexual termina com briga generalizada em boate de Campo Grande

Importunação sexual ocorreu em um camarote da boate na madrugada desta quinta-feira (2)

Transparência

Juiz Djailson de Souza é promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de MS

Magistrado era titular do Juizado Especial de Trânsito de Campo Grande