Pular para o conteúdo
Cotidiano

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Grupo descumpriu normas de visitação determinadas pelo ICMBio
Idaicy Solano -
Grupo Legendários (Giuliano Lopes, Arquivo Pessoal)

O grupo ‘Os Legendários’, que ficou conhecido por promover retiros espirituais com atividades físicas na natureza, foi barrado do Parque Nacional da Serra da . A restrição ocorreu após o grupo descumprir normas de visitação estabelecidas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Conforme o Instituto, as dinâmicas e o formato das atividades realizadas pelo grupo não se encaixam nas regras e nas características das trilhas do parque. Por isso, consideram que o local não é o mais adequado para eles. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Segundo explicação, as restrições ocorreram, principalmente, porque o grupo não seguiu as regras de visitação estabelecidas pelo Instituto. Uma dessas regras diz respeito à capacidade de suporte de 100 visitantes/dia, com grupos de, no máximo, 10 pessoas.

Dessa forma, quando grupos grandes desejam visitar o parque, eles precisam ser desmembrados em subgrupos, respeitando a lotação , e considerando, ainda, agendamentos realizados por outras pessoas.

“Quando [o parque recebe grupos grandes] o ICMBio costuma designar uma equipe de servidores para acompanhar as atividades e garantir o cumprimento das normas. Os Legendários possuem dinâmicas próprias e necessidades de que não se adequam às normas e características das trilhas do Parque. Em nosso entendimento, a área não é a mais apropriada para as atividades do grupo”, ressaltou o Instituto. 

Dentre as principais normas de visitação que não foram cumpridas pelo grupo, o ICMBio destacou:

  • Formação de grupos de no máximo 10 pessoas, os quais devem estar acompanhados de pelo menos um Condutor de Visitantes autorizado pelo ICMBio;
  • Os grupos são dispostos na trilha com pelo menos 20 minutos de intervalo entre os mesmos;
  • Não realização de dinâmicas de aglomeração nas trilhas. Os grupos formados não devem se juntar de maneira deliberada nas trilhas;
  • Cumprir as demais normas de visitação da Unidade de Conservação, em especial os constantes no Termo de Assunção de Risco.

De toda forma, o órgão destaca que o grupo é bem-vindo, desde que siga as orientações e regulamentos do espaço. “Porém, estão sendo abertas novas trilhas no Parque e esse quantitativo máximo será estendido muito em breve”, completou o Instituto. 

Atividade foi desencorajada por Dom Dimas

Na última semana, o arcebispo de Campo GrandeDom Dimas Lara Barbosa, e o chanceler do arcebispado, padre Dr. Edmilson José Bento, reforçaram em nota que o ‘Legendários’ não é um movimento católico. Eles também reforçaram que a proposta espiritual do movimento não está em comunhão com os meios católicos ordinários de santificação e formação cristã, como os sacramentos, o magistério da Igreja e a vida comunitária paroquial, “de modo que não se configura como expressão autêntica da espiritualidade católica”.

Ainda na nota, Dom Dimas reforçou que o movimento não pode ser confundido com os acampamentos da . São esses os acampamentos sênior, de famílias, juvenil, FAC, mirim, entre outros. “Em suma, tal movimento não é promovido pelas nossas paróquias e lideranças e não é recomendado a nenhum dos nossos fiéis”, pontua. Clique aqui e confira quatro pontos de conflito com a Igreja Católica.

Pastor se pronunciou

Após a declaração do Arcebispo de Campo Grande, desencorajando a participação de católicos em atividades do movimento Legendários, Abel Rodrigo Monteiro, pastor integrante do grupo espiritual, se manifestou.

“Nós Legendários não interferimos na liberdade das pessoas, o líder religioso da igreja católica pode expressar a opinião dele. Continuamos com as portas abertas para todo homem que concorde com os princípios judaicos/cristãos. Acredito que cada homem tem a capacidade de decidir se vai participar ou não”, declarou Abel ao Jornal Midiamax.

Sobre o grupo

Conhecidos como “Os Legendários”, o grupo se trata de um “movimento de homens que busca restaurar o desenho original do homem: um líder que ama, honra e une”. Ainda que não se defina pertencente a alguma religião, os Legendários foi fundado por um pastor e prega valores humanos sensíveis. Além disso, o movimento incentiva as experiências imersivas de cunho espiritual, além dos exercícios e desafios físicos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Edson Fachin

Fachin toma posse no cargo de presidente do STF

Jovem é encontrado morto com perfurações de tiros às margens de córrego em Dourados

despejo

Tetê Trad vai pagar R$ 200 mil a Patrola para não ser despejada de apartamento

prefeitura de campo grande

Prefeitura de Campo Grande diz que não foi intimada sobre novo pedido milionário da Santa Casa

Notícias mais lidas agora

Adriane Lopes revoga decreto sobre adicional aos professores temporários da Reme

STJ nega pedido da Prefeitura e mantém decisão que obriga aumento da tarifa técnica para R$ 7,79

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

Concurso da SES

Com 4,3 mil candidatos, UCDB será maior local de aplicação do Enem dos Concursos em MS

Últimas Notícias

Mundo

Hamas é o único que ainda precisa aceitar o acordo de paz em Gaza, diz Trump

Republicano afirmou que países árabes foram designados para lidar com grupo, e que, caso não funcione, Israel terá apoio dos EUA

Esportes

Com atleta a menos e gol no fim, Santana brilha e Serc/UCDB busca empate na Taça Brasil

Partida de estreia da equipe sul-mato-grossense na Taça Brasil Feminina ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), em Cascavel-PR, contra o Celemaster-RS

Brasil

Michelle Bolsonaro aciona a Justiça contra Joice Hasselmann por vídeo que a chama de ‘amante’

Joice Hasselmann ja foi próxima a família Bolsonaro e após rompimento passou a falar da vida pessoal do casal

Cotidiano

Atendimento humanizado: Nova ‘Sala Lilás’ é inaugurada em Aparecida do Taboado

52° Sala Lilás de Mato Grosso do Sul amplia rede de enfrentamento à violência contra a mulher