Carregando a bandeira da inclusão e do respeito, a Banda Down Rítmica e sua primeira linha de frente marcarão presença no desfile cívico-militar, em comemoração ao aniversário de 126 anos de Campo Grande. A solenidade será realizada na próxima terça-feira (26), no centro da cidade.
A banda é formada por alunos com síndrome de Down e autismo, da Associação Juliano Varela, e se apresentará sob a coordenação da coreógrafa e professora Meire Rabelo. O grupo é composto pelo Estandarte, Pavilhão Nacional e Balizas, sendo pioneiro no Estado de Mato Grosso do Sul, ao trazer a luta pela inclusão de crianças e adolescentes atípicos no cenário cultural.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Criada em 2007, sob a regência do maestro Marcelo Peres, a Banda Down Rítmica foi a primeira banda no Brasil a ser formada unicamente por integrantes com síndrome de Down. Com 18 anos de atuação, a banda abriu espaço para outras deficiências intelectuais, como o autismo, aumentando, assim, a abrangência dos benefícios da musicalização e promovendo a melhoria na socialização e inclusão.
Atualmente, a banda é formada por 22 integrantes e já se apresentou em várias cidades do Brasil, inclusive Brasília, e também foi condecorada com algumas homenagens, incluindo: Prêmio Brasil Mais Inclusão 2015 e Moção de Congratulação da Assembleia Legislativa de MS, em 2023. Em 2024, a Banda foi destaque do Carnaval em Campo Grande como bateria da escola de samba ‘Herdeiros do Samba’.
“Realizamos um trabalho de formiguinha, mas repleto de amor! Nosso sonho é mostrar à sociedade todo o potencial dos deficientes intelectuais para, assim, irmos derrubando aos poucos o muro do preconceito e da exclusão”, diz a Associação.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)