A Azul Linhas Aéreas suspendeu voos para Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, em anúncio feito nesta segunda-feira (11). No último dia 8, a companhia já havia suspendido voos em outras 13 cidades, sendo uma delas, Corumbá. A Azul justifica a decisão devido ao aumento do dólar e desafios operacionais. Ainda conforme a companhia, a medida faz parte de uma reestruturação da malha aérea em meio ao processo de recuperação judicial da empresa, iniciado em maio nos Estados Unidos.
“Diante do cenário de alta dos custos operacionais, incluindo o impacto da valorização do dólar e desafios na disponibilidade da frota, esses ajustes são necessários para garantir a sustentabilidade financeira das rotas”, disse a empresa em nota.
Ainda segundo a companhia, a Azul pretende concentrar a maior parte de seus voos nos chamados hubs, aeroportos que funcionam como centros de distribuição de rotas: Viracopos, em Campinas (SP), Confins, em Belo Horizonte (MG), e Recife (PE).
Desde 28 de maio, a Azul está sob processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. A empresa já fechou acordos de reorganização com credores e parceiros considerados essenciais, incluindo um arrendador de aeronaves. A meta é levantar US$ 950 milhões em novos investimentos, dentro de um pacote de reestruturação avaliado em cerca de US$ 1,6 bilhão.