A primeira ação do comitê gestor da Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande) é fazer um diagnóstico dos problemas da rede municipal de saúde da Capital. Em entrevista ao Jornal Midiamax, a coordenadora do grupo, Ivone Kanaan Nabhan Pelegrinelli, prometeu medidas rápidas para reestruturar a saúde e levar serviço de qualidade à população.
Ivone Nabhan lidera o comitê, que é composto por mais cinco pessoas. Antes, ela atuou por dez anos como secretária de saúde de Iguatemi, cidade a 359 km da Capital. “O SUS (Sistema Único de Saúde) é o SUS, ele não muda em lugar nenhum. Nossa experiência é com a saúde das pessoas, cuidar de pessoas”, ressalta a coordenadora.
A prefeita Adriane Lopes oficializou a mudança de comando da Sesau na sexta-feira (5), quando exonerou a então secretária Rosana Leite, agora nomeada na Secretaria Especial da Casa Civil do município.
O comitê tem caráter provisório, com prazo de seis meses, podendo ser prorrogado. No entanto, a coordenadora acredita que este tempo pode não ser necessário. “Pode até acontecer em três meses. O nosso objetivo é acertar e fazer as coisas acontecerem, então pode acontecer em menos tempo”, diz Ivone Nabhan.
Prioridades da gestão
A coordenadora do novo comitê detalhou as prioridades e planos para a gestão da Sesau, que envolvem um levantamento dos principais problemas da saúde municipal. “Nesse momento, estamos reunidos levantando dados e fazendo uma avaliação profunda, para a gente conseguir levar qualidade”, destaca Ivone Nabhan.
Além disso, ela afirma que o comitê gestor da Sesau visitará todas as unidades de saúde da Capital. “Vamos levantar onde estão as dificuldades e promover reestruturação em todas as áreas, em todas as demandas: medicamento, estruturas, RH, gestão de pessoas. Essas são as nossas prioridades”. Para ela, as mudanças práticas serão mais qualidade e transparência. “Não somos um comitê de reuniões, nós vamos agir”.
O primeiro dia útil de trabalho do grupo foi esta segunda-feira (8), mas o comitê já se reuniu com o Conselho Municipal de Saúde e com a Câmara de Vereadores. “Nossos levantamentos estão acontecendo de ontem para hoje”, diz a coordenadora. A comissão permanente de saúde da Câmara será a responsável por acompanhar as deliberações do comitê gestor.
A população também pode entrar em contato direto com os gestores por meio da Ouvidoria da Sesau. Para registrar reclamações, denúncias e sugestões, é possível ligar para (67) 3314-9955 ou enviar e-mail para ouvidoria@sesau.campogrande.ms. “O comitê está inteiramente à disposição da população”, afirma Ivone Nabhan.
Quem irá compor o comitê gestor?
Além de Ivone, que assumiu o cargo de gestora coordenadora interina, mais cinco pessoas integram o colegiado. Confira os nomes:
- Catiana Sabadin Zamarrenho, titular da Seppe (Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas) – gestora de planejamento e execução estratégica;
- Andréa Alves Ferreira Rocha, Secretária da Semadi (Secretaria Municipal de Administração e Inovação) – gestora jurídica;
- Isaac José de Araújo, ex-secretário-executivo de compras governamentais – gestor de finanças e orçamento;
- Vanderley Bispo de Oliveira, ex-prefeito de Japorã – gestor administrativo;
- André de Moura Brandão, titular da Selc (Secretaria Especial de Licitações e Compras) – gestor de contratação.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)