A semana começa com muito calor e alerta para baixa umidade do ar. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste domingo (5), o índice pode chegar a 12% em 30 cidades de Mato Grosso do Sul e os termômetros podem chegar a °C.
Os alerta foram publicados no sábado (4), e seguem até as 10 horas de hoje, no entanto, podem ser renovados ao longo do dia.
A previsão também indica muito calor neste domingo. Campo Grande amanheceu com mínima de 22°C, mas a temperatura sobe e pode chegar a 40°C.
Em Coxim, na região norte do Estado, o céu está encoberto e os termômetros registram mínima de 24°C no início da manhã. Ao longo do dia, a temperatura aumenta e a máxima pode chegar a 42°C.
No sul do Estado, em Ponta Porã, o dia também deve ser bastante quente. No início da manhã, a mínima é de 21°C, mas ao longo do dia o calor aumenta e os termômetros podem marcar até 40°C.
Em Três Lagoas, na região leste, a temperatura varia entre 22°C e 38°C. Já em Corumbá, no oeste do Estado, os termômetros variam entre 25°C e 42°C.
Segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), além do calor intenso, a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos no período da tarde, variando entre 10% e 30%. Essa condição meteorológica exige atenção redobrada com hidratação, cuidados com a saúde e medidas de prevenção contra incêndios florestais.
Calor é perigo iminente à saúde
As altas temperaturas são consideradas risco iminente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o calor intenso tem relação direta com o aumento de mortes e corresponde a 7% das internações no SUS (Sistema Único de Saúde).
Entre os problemas de saúde mais comuns relacionados ao calor estão: estresse, insuficiência cardíaca e lesão renal aguda por desidratação, além de aumentar medidores inflamatórios no organismo e intensificar doenças alérgicas como asma, rinite e dermatite atópica.
“O calor passa a sensação de ser menos agressivo ou mais tolerável pelas pessoas. É essa falsa percepção que faz com que ondas de calor sejam extremamente perigosas para a saúde humana”, ressalta a Asbai.
Para aliviar os impactos da alta temperatura, seguem os principais cuidados:
Observar qualquer sinais de desidratação e de dificuldade para respirar.
Hidratação reforçada;
Usar umidificador de ar, ou alternativas caseiras para aumentar a umidade no ambiente;
Pele bem hidratada;
Evitar exposição ao sol;