Snus: Produto apreendido pela primeira vez no Brasil em MS é levado para a Polícia Federal

Snus é um derivado da nicotina sintética e exame toxicológico deve confirmar a substância

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Na tarde desta segunda-feira (13), a Vigilância Sanitária transportou cerca de 2.260 sachês do produto conhecido como Snus para a Superintendência da Polícia Federal, em Campo Grande. O material foi apreendido na última semana e é a primeira apreensão nacional.

Esse material passará por exames toxicológicos pelos peritos federais, visando identificar a presença de substâncias proibidas, conforme previsto na Portaria 344/1998 do Ministério da Saúde. A operação contou com escolta da Polícia Militar e Guarda Municipal.

O Snus deriva da nicotina sintética e é proibido no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim, operação conjunta entre a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Sefaz (Secretaria de Fazenda) e Correios apreendeu o material.

Além disso, o produto contém níveis elevados de nicotina — cada sachê possui 6,5 mg, quantidade 6,5 vezes maior do que a absorvida pelo corpo humano ao fumar um cigarro comum. Especialistas alertam que este teor elevado de nicotina potencializa o risco de dependência química e pode causar graves complicações à saúde, como câncer e doenças cardiovasculares.

Além do Snus, a operação apreendeu cápsulas de fitoterápicos falsificados contendo medicamentos alopáticos de alta toxicidade, como ibuprofeno e corticoides, em sua composição. Esses produtos adulterados podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo gastrite, falência renal e complicações metabólicas.

Caso o exame toxicológico confirme que o Snus contém substâncias entorpecentes ou psicotrópicos proibidos pela legislação brasileira, o responsável pela importação ou distribuição irá responder por tráfico de drogas. A investigação é da Polícia Federal, que trabalha em conjunto com a Anvisa para apurar como o produto entrou no país.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados