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Cotidiano

Após restrição de celulares, escolas investem em ‘esportes da mente’ como alternativa de lazer e aprendizado

Exemplos são projetos para inserção do futebol de mesa e do cubo mágico no dia a dia dos estudantes
Osvaldo Sato -
Cubo mágico. (Foto: Ilustrativa, Freepik)

A recente lei federal que restringe o uso de celulares nas escolas tem incentivado instituições de ensino a adotar esportes da mente como alternativa recreativa para os alunos. Esses esportes, como o de mesa, xadrez e cubo mágico, estimulam habilidades como concentração, disciplina e raciocínio lógico.

No Aeroporto, uma escola pública oferece desde 2024 o futebol de mesa para estudantes do ensino médio, por meio de uma parceria com a Federação de Futebol de Mesa de . A escola promove oficinas da modalidade e oferece mesas e botões oficiais para os alunos.

“O principal objetivo é trabalhar o foco, a estratégia, a destreza e a socialização das crianças. O futebol de mesa traz vários benefícios, como o desenvolvimento de habilidades estratégicas e a melhoria da coordenação motora”, explica o fisioterapeuta Cláudio da Silva Júnior, que ministra oficinas para os estudantes, com foco também no desenvolvimento de jovens com autismo e TDAH.

Uma escola particular no Jardim Paulista também promoveu uma demonstração de futebol de mesa entre os alunos do ensino fundamental, com a intenção de implantar a modalidade conforme o interesse dos estudantes. O esporte, com regras simples e estratégias complexas, é acessível para iniciantes e desafiador para jogadores experientes, sendo altamente educativo ao ensinar regras, fair play e aspectos históricos do futebol.

Futebol de botão (Foto ilustrativa)

O cubo mágico, que exige agilidade mental e raciocínio rápido, também se destaca como uma alternativa saudável frente ao uso excessivo de telas. O professor Oilson Soares, que desenvolve um projeto com cubo mágico na rede municipal de Três Lagoas há cerca de três anos, destaca os benefícios pedagógicos do jogo.

“O cubo mágico é um poderoso recurso pedagógico para os estudantes, pois desenvolve raciocínio lógico e contribui principalmente para o aprendizado da . Os alunos ficam mais motivados em aprender, e percebemos também que diminui o uso de celulares”, explica Oilson, enfatizando também a melhora na interação social entre alunos e familiares.

Em Mato Grosso do Sul, a Associação Sul-Mato-Grossense de Cubo Mágico promove oficinas e campeonatos para difundir a modalidade. O professor Jonathan Fernandes, com 11 anos de experiência no cubo mágico, trabalha com alunos de diferentes faixas etárias em Ponta Porã e, atualmente, na rede municipal de .

“O cubo mágico tem uma grande influência na aprendizagem de raciocínio lógico voltado à matemática. Como sou professor de matemática, faço a conexão entre o lúdico e a noção lógica da matemática”, comenta Jonathan, que também pretende iniciar um Clube de Cubo Mágico na capital sul-mato-grossense. [Com informações da Fefufems]

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