Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após restrição de celulares, escolas investem em ‘esportes da mente’ como alternativa de lazer e aprendizado

Exemplos são projetos para inserção do futebol de mesa e do cubo mágico no dia a dia dos estudantes
Osvaldo Sato -
Cubo mágico (Foto: Ilustrativa, Freepik)

A recente lei federal que restringe o uso de celulares nas escolas tem incentivado instituições de ensino a adotar esportes da mente como alternativa recreativa para os alunos. Esses esportes, como o de mesa, xadrez e cubo mágico, estimulam habilidades como concentração, disciplina e raciocínio lógico.

No Aeroporto, uma escola pública oferece desde 2024 o futebol de mesa para estudantes do ensino médio, por meio de uma parceria com a Federação de Futebol de Mesa de . A escola promove oficinas da modalidade e oferece mesas e botões oficiais para os alunos.

“O principal objetivo é trabalhar o foco, a estratégia, a destreza e a socialização das crianças. O futebol de mesa traz vários benefícios, como o desenvolvimento de habilidades estratégicas e a melhoria da coordenação motora”, explica o fisioterapeuta Cláudio da Silva Júnior, que ministra oficinas para os estudantes, com foco também no desenvolvimento de jovens com autismo e TDAH.

Uma escola particular no Jardim Paulista também promoveu uma demonstração de futebol de mesa entre os alunos do ensino fundamental, com a intenção de implantar a modalidade conforme o interesse dos estudantes. O esporte, com regras simples e estratégias complexas, é acessível para iniciantes e desafiador para jogadores experientes, sendo altamente educativo ao ensinar regras, fair play e aspectos históricos do futebol.

Futebol de botão (Foto ilustrativa)

O cubo mágico, que exige agilidade mental e raciocínio rápido, também se destaca como uma alternativa saudável frente ao uso excessivo de telas. O professor Oilson Soares, que desenvolve um projeto com cubo mágico na rede municipal de Três Lagoas há cerca de três anos, destaca os benefícios pedagógicos do jogo.

“O cubo mágico é um poderoso recurso pedagógico para os estudantes, pois desenvolve raciocínio lógico e contribui principalmente para o aprendizado da . Os alunos ficam mais motivados em aprender, e percebemos também que diminui o uso de celulares”, explica Oilson, enfatizando também a melhora na interação social entre alunos e familiares.

Em Mato Grosso do Sul, a Associação Sul-Mato-Grossense de Cubo Mágico promove oficinas e campeonatos para difundir a modalidade. O professor Jonathan Fernandes, com 11 anos de experiência no cubo mágico, trabalha com alunos de diferentes faixas etárias em e, atualmente, na rede municipal de Campo Grande.

“O cubo mágico tem uma grande influência na aprendizagem de raciocínio lógico voltado à matemática. Como sou professor de matemática, faço a conexão entre o lúdico e a noção lógica da matemática”, comenta Jonathan, que também pretende iniciar um Clube de Cubo Mágico na capital sul-mato-grossense. [Com informações da Fefufems]

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola