Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após resgate, 8 macacos-prego e um tuiuiú são levados para recinto de ambientação

Animais goram resgatados e passaram por processo de readaptação à natureza
Aline Machado -
Macacos-prego e tuiuiú resgatados (Foto: Divulgação Imasul)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de ) transferiu 8 macacos-prego e um tuiuiú, para um recinto de ambientação, na Fazenda Santa Sofia, em Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande. Os animais foram resgatados e terão que ficar no local até que estejam aptos para retornar ao ambiente natural.

A transferência foi realizada na terça-feira (18), por uma equipe especializada de biólogos e veterinários do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Resgatado por uma equipe do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), na região de Miranda, o Tuiuiú apresentava dificuldades para voar e foi levado para o CRAS, onde passou por tratamento especializado.

As equipes realizaram técnicas de readaptação e a ave não enfrentou dificuldades para se adaptar ao habitat natural, como explica a veterinária Jordana Toqueto, que acompanha o caso.

“O acompanhamento foi essencial para garantir que o animal pudesse desenvolver plenamente suas habilidades de voo antes de ser transferido para o recinto de ambientação”, relata.

Tuiuiú em recinto na Fazenda Santa Sofia, em Miranda Foto: Divulgação Imasul)

Já os macacos-prego levados para o recinto de ambientação possuem históricos de resgate e apreensão. O primeiro, um macho, foi resgato pelo (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Corumbá.

Após o resgate, o animal foi levado para o CAE (Centro de Atendimento Emergencial à Fauna Silvestre) no dia 7 de março. O segundo foi levado para o local, na mesma data.

Uma fêmea adulta fêmea adulta capturada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em 18 de maio de 2023, um filhote deixado na portaria do CRAS em julho de 2023 e um macho alfa capturado em Mundo Novo em fevereiro de 2024, também foram levados para o recinto.

Um dos macacos-prego que passou pelo processo de reabilitação, foi entregue voluntariamente em maio de 2024, em Campo Grande. Também foram levados para o recinto um filhote resgatado pela Polícia Rodoviária Federal de com quadro de sarna sarcóptica e uma fêmea jovem capturada em uma residência de em junho de 2024. Inicialmente, ela demonstrava comportamento arredio em relação ao bando.

“Cada macaco tem um histórico de resgate e um processo de reabilitação diferenciado, que respeita o tempo e as condições físicas e comportamentais de cada indivíduo”, observa a bióloga Fernanda Mayer, do Imasul.

Todos os animais passaram por exames clínicos detalhados, incluindo testes para doenças. O resultado negativo para essas afecções, aliado aos exames físicos, atestou que os animais estavam saudáveis e aptos tanto para o deslocamento quanto para a reintrodução na natureza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Perseguição a motociclista termina com acidente envolvendo viatura

Deputados pedem que Motta acione PF contra grampos ilegais

Trabalhador rural é morto a tiros na região de fronteira

eSIM vs SIM: o que os brasileiros devem saber antes de sua próxima viagem

Notícias mais lidas agora

detran

‘Peixe pequeno’: mais um ex-servidor vira réu por corrupção no Detran-MS

Supercopa no Guanandizão será chance de fãs verem jogador de 2,10 metros com fama de galã

Justiça determina perícia para avaliar fraudes no contrato de R$ 59 milhões do Sigo

Brasil reafirma urgência de financiamento para ações climáticas

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores relatam apagão em Aquidauana

Ainda não há informações sobre o que pode ter ocorrido.

Brasil

No DF, indígenas pedem demarcações e combate às mudanças climáticas

O problema é que as mudanças climáticas têm abalado a renda de seu povo

Trânsito

Mulher que teve perna amputada em acidente morre na Santa Casa

O acidente aconteceu durante uma tentativa de conversão na BR-060

Esportes

Cabo Verde garante vaga inédita na Copa do Mundo

3 a 0 atuando no Estádio Nacional de Cabo Verde