Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após resgate, 8 macacos-prego e um tuiuiú são levados para recinto de ambientação

Animais goram resgatados e passaram por processo de readaptação à natureza
Aline Machado -
Macacos-prego e tuiuiú resgatados (Foto: Divulgação Imasul)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de ) transferiu 8 macacos-prego e um tuiuiú, para um recinto de ambientação, na Fazenda Santa Sofia, em Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande. Os animais foram resgatados e terão que ficar no local até que estejam aptos para retornar ao ambiente natural.

A transferência foi realizada na terça-feira (18), por uma equipe especializada de biólogos e veterinários do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Resgatado por uma equipe do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), na região de Miranda, o Tuiuiú apresentava dificuldades para voar e foi levado para o CRAS, onde passou por tratamento especializado.

As equipes realizaram técnicas de readaptação e a ave não enfrentou dificuldades para se adaptar ao habitat natural, como explica a veterinária Jordana Toqueto, que acompanha o caso.

“O acompanhamento foi essencial para garantir que o animal pudesse desenvolver plenamente suas habilidades de voo antes de ser transferido para o recinto de ambientação”, relata.

Tuiuiú em recinto na Fazenda Santa Sofia, em Miranda Foto: Divulgação Imasul)

Já os macacos-prego levados para o recinto de ambientação possuem históricos de resgate e apreensão. O primeiro, um macho, foi resgato pelo (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Corumbá.

Após o resgate, o animal foi levado para o CAE (Centro de Atendimento Emergencial à Fauna Silvestre) no dia 7 de março. O segundo foi levado para o local, na mesma data.

Uma fêmea adulta fêmea adulta capturada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em 18 de maio de 2023, um filhote deixado na portaria do CRAS em julho de 2023 e um macho alfa capturado em Mundo Novo em fevereiro de 2024, também foram levados para o recinto.

Um dos macacos-prego que passou pelo processo de reabilitação, foi entregue voluntariamente em maio de 2024, em Campo Grande. Também foram levados para o recinto um filhote resgatado pela Polícia Rodoviária Federal de com quadro de sarna sarcóptica e uma fêmea jovem capturada em uma residência de em junho de 2024. Inicialmente, ela demonstrava comportamento arredio em relação ao bando.

“Cada macaco tem um histórico de resgate e um processo de reabilitação diferenciado, que respeita o tempo e as condições físicas e comportamentais de cada indivíduo”, observa a bióloga Fernanda Mayer, do Imasul.

Todos os animais passaram por exames clínicos detalhados, incluindo testes para doenças. O resultado negativo para essas afecções, aliado aos exames físicos, atestou que os animais estavam saudáveis e aptos tanto para o deslocamento quanto para a reintrodução na natureza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados