Após reclamações de usuários que não conseguem atualizar dados no CadÚnico ou, então, não conseguem fazer a inclusão da família no benefício, a equipe de reportagem do Jornal Midiamax procurou a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SAS (Secretaria de Assistência Social), para obter instruções a respeito do cadastro e alterações no programa.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“A SAS informa que a respeito da inclusão e/ou atualização do Cadastro Único, os servidores das unidades da Central do CadÚnico e dos Cras são orientados a seguir a legislação, decreto 11.016, que preconiza que as famílias com perfil para acesso ao Cadastro Único são: famílias com renda per capita até meio salário mínimo e/ou inseridas em Programas ou Serviços sociais”, informa a nota enviada ao Midiamax.
Além disso, caso as informações estejam divergentes de documentos apresentados pela família, o servidor é orientado a direcionar a família para o órgão competente para correção dos dados nas bases de dados correspondentes.
Sobre possíveis erros no sistema, a Prefeitura Municipal foi categórica ao afirmar que a migração da plataforma do CadÚnico pode estar influenciando. “Ressaltamos que o Governo Federal está realizando a migração dos dados do Cadastro Único para uma nova plataforma que visa agilizar e facilitar o acesso dos beneficiários aos programas sociais. Inclusive o sistema on-line ficou suspenso durante 15 dias para essa operação, porém ele continua apresentando instabilidade devido à migração dos dados, fato que está acontecendo em todo o território nacional, já que é uma questão do Governo Federal. A expectativa é que o sistema volte a ficar estável nos próximos dias”, finalizou o texto.
Em Campo Grande, as equipes da Secretaria de Assistência Social que atuam no Cadastro Único estão sendo orientadas a manter o cadastramento manual para o público prioritário, conforme legislação, que inclui PCDs e idosos, visando garantir o acesso ao direito.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.