Após reclamações de idosos, Sesau estuda melhorar layout da tela de senhas no CEM

Pacientes idosos reclamam da dificuldade em visualizar a senha nos painéis do CEM

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Distribuição de senhas no CEM (Henrique Arakaki, Midiamax)

O CEM (Centro de Especialidades Médicas) está operando há mais de um mês com um novo sistema de distribuição de senhas. Contudo, a novidade não tem agradado pacientes, com destaque para dispensa de medicamentos. Idosos reclamam da dificuldade em visualizar a numeração nos painéis.

A filha de um paciente de 88 anos reclama da demora de quase duas horas na fila, entretanto, saiu da unidade sem o medicamento cardiopata, já que estava em falta.

“Muita gente espera e na sua vez não tem o medicamento. Esse sistema só piorou o atendimento; os idosos não enxergam, não entendem porque ficam mais de duas horas esperando. Muitas vezes, o idoso perde a vez porque não enxerga e chamam outra senha. No sistema antigo, que era a fila, era mais rápido. Idosos têm dificuldades com a modernidade. Há pessoas analfabetas, além disso, os principais atendimentos do CEM são de idosos”, descreve.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a equipe da Coordenadoria Geral de Suporte em Tecnologia da Informação já estuda o processo para melhorar o layout da tela. “A Sesau informa que dispõe de servidores que auxiliam na recepção dos pacientes com informação”.

Novo sistema no CEM

Em dezembro de 2024, a secretaria implantou o sistema Hórus, programa do Ministério da Saúde no CEM, no entanto, houve registro de instabilidade no sistema de operação.

Além disso, o CEM registrou aumento no local em razão da dispensação de medicamentos. Na época, a pasta ressaltou que tem reforçado a equipe para otimizar o atendimento no local.

Diariamente, o CEM atende cerca de 920 usuários, tanto do município quanto do interior do Estado, que se deslocam até o local para a retirada de medicamentos.

Também no período, a Sesau havia relatado o atendimento era feito em quatro guichês que permitem atendimento simultâneo aos pacientes e foram instaladas longarinas para oferecer mais conforto e comodidade aos usuários.

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