Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após perderem a laringe, pacientes voltam a falar com aparelho no Hospital de Câncer

Além da entrega dos equipamentos, foi realizada a primeira apresentação do Coral Novos Tons, com pacientes do Hospital de Câncer Alfredo Abrão
Murilo Medeiros -
Adalto José Wüsch fala utilizando a laringe eletrônica. (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Dois pacientes que retiraram as cordas vocais e a laringe por conta de câncer voltaram a falar na manhã desta terça-feira (1°), no HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão). Eles receberam um equipamento que produz som a partir da vibração da garganta e arriscaram as primeiras palavras em um evento emocionante, com a participação de um coral composto por pessoas em tratamento oncológico na instituição.

Ainda aprendendo a utilizar o aparelho portátil, chamado laringe eletrônica, Adauto José Wüsch, de 51 anos, disse: “Bom dia”, “Adauto” e “Eu estou muito feliz”. Apesar das poucas palavras, o sorriso de quem teve medo de nunca mais falar confirmou a alegria desta nova fase. “É uma conquista, a gente não esperava ter essa possibilidade dele poder se comunicar de novo”, afirma Gabriela Fernandes Wüsch, autônoma de 24 anos, filha de Adauto. Ele fez a cirurgia de retirada da laringe e cordas vocais em janeiro deste ano.

Agora, o próximo passo é um tratamento fonoaudiológico para aprender a usar o equipamento e encontrar o ponto certo de contato com o pescoço. “Ele funciona como se fosse um amplificador, quando se coloca o aparelho perto do pescoço. A voz sai um pouco metalizada, mas eles conseguem se comunicar perfeitamente e ter maior qualidade de vida”, explica o fonoaudiólogo do HCAA, Anderson Borges de Carvalho. O SUS (Sistema Único de Saúde) custeia e entrega gratuitamente laringes eletrônicas a pacientes em tratamento de câncer de cabeça e pescoço.

Coral Novos Tons

No mesmo evento, foi realizada a primeira apresentação do Coral Novos Tons, com pacientes oncológicos do hospital, inclusive alguns usando laringes eletrônicas, com suas vozes especiais. Entre lágrimas de emoção, eles cantaram a música “O tempo não espera ninguém”, do cantor sul-mato-grossense Michel Teló.

Alécio Boscardin, comerciante de 74 anos, cantando no Coral Novos Tons.

Livre do câncer há dois anos, Alécio Boscardin, comerciante de 74 anos, foi um dos que cantaram com a laringe eletrônica nesta manhã. “É maravilhoso compartilhar com o coral, apesar de não cantar bem. É bom para passar o tempo e me sentir mais gente, com muita felicidade. O aparelho foi minha salvação, porque agora eu consigo trabalhar e me comunicar com todo mundo. Mudou 99% da minha vida”, afirma. Ele já utiliza o aparelho há mais tempo e, por isso, consegue conversar normalmente.

Aldoir Pedro Teló, 73 anos, membro do conselho do Hospital de Câncer Alfredo Abrão e pai de Michel Teló, também ouviu a apresentação do coral. “Soube do evento e vim prestigiar. Eu fiquei feliz que a música escolhida é a do meu filho, estou muito feliz”, disse.

Julho Verde

O mês de julho é voltado à conscientização e prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço. O câncer de laringe é o mais comum entre os tumores malignos de cabeça e pescoço, e os principais acometidos são homens acima de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde. Os principais fatores de risco para a ocorrência deste câncer são o tabagismo e o .

Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer aponta que, entre 2023 e 2025, estão previstos 7.790 casos novos de câncer de laringe no país, e a incidência é de 3,59 por 100 mil habitantes. O Hospital de Câncer Alfredo Abrão tem cerca de 300 casos de câncer de cabeça e pescoço em tratamento e, conforme a instituição, as chances de cura ultrapassam 80% quando a doença é detectada no início.

“A gente sempre tem que comemorar a vida. Esse diagnóstico não é o fim, muito pelo contrário, é um alerta para valorizarmos o que nós temos. Nós conseguimos curar o câncer de cabeça e pescoço, se a pessoa aderir ao tratamento”, afirmou Rosana Leite, secretária municipal de Saúde e médica-cirurgiã de cabeça e pescoço. Ela anunciou ainda que a (Secretaria Municipal de Saúde de ) promoverá uma campanha de prevenção e diagnóstico deste tipo de câncer em uma praça da Capital, no dia 30 de julho.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Mulher é presa acusada de queimar grávida viva após desentendimentos na fronteira com MS

Atlético supera expulsão, vence Bucaramanga e sai em vantagem na Sul-Americana

santa casa hospitais

Psicóloga é agredida por paciente durante atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Unindo emoção e valorização da cultura pantaneira, Aquidauana recebe Torneio de Pesca Esportiva Viva Pantanal

Últimas Notícias

Trânsito

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

Ferro solto estourou o pneu do carro provocando o acidente

Bastidores

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Parlamentar de MS criticou demora de Lula em negociar e vai pessoalmente aos EUA

Sérgio Cruz - O dia na história

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

O GT será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Nicola Miccione

Trânsito

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Socorristas tentaram reanimação, mas mulher não resistiu