Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após paciente cair de cadeira enferrujada em UPA, Sesau faz inspeção e retira assentos

Paciente aguardava atendimento quando caiu de cadeira enferrujada
Aline Machado -
upa
Caso aconteceu na UPA Universitário (Foto: Arquivo, Midiamax)

Nesta terça-feira (20), uma paciente caiu e bateu a cabeça enquanto esperava atendimento sentada em uma cadeira enferrujada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aparecida Gonçalves Saraiva, no , em . A equipe médica atendeu a mulher às pressas. Após o incidente, a (Secretaria Municipal de Saúde) retirou os assentos.

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a Secretaria informa que realiza revisões periódicas e, nesta tarde, enviou uma equipe para inspecionar o local. Os profissionais retiraram os assentos que apresentavam instabilidade.

“A Sesau informa que todas as longarinas da unidade passam por revisões rotineiras. Após o ocorrido, uma nova inspeção foi realizada nesta data (20/05) e, como medida preventiva, foram retiradas todas as estruturas que apresentavam qualquer sinal de instabilidade”.

Sobre o incidente com a paciente, a Sesau afirma que ela caiu depois que outro paciente se levantou. “A paciente estava sentada em uma das extremidades de uma longarina (assento coletivo), quando o outro usuário que ocupava a extremidade oposta se levantou, provocando o desequilíbrio da estrutura e, consequentemente, a queda da paciente”, justifica.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca ainda que a equipe da unidade prestou atendimento imediato. “A equipe estabilizou a paciente no local, a retirou com o uso de prancha rígida e maca, e a encaminhou à sala de emergência, onde continuou recebendo os cuidados necessários”, garante.

Paciente bateu a cabeça ao cari da cadeira (Foto: Reprodução, leitor Midiamax)

Queda de cadeira enferrujada

Testemunhas contaram que a mulher aguardava atendimento quando a cadeira cedeu. A cena revoltou outros pacientes que também esperavam atendimento.

Um paciente que presenciou o ocorrido gravou a situação com o celular. No vídeo, ele narra o episódio e denuncia o estado precário das cadeiras, descrevendo-as como “podres”, com as bases de ferro enferrujadas.

“Tá aqui. Uma paciente caiu dentro da UPA. As cadeiras estão todas podres”, relata. Na gravação é possível ouvir uma mulher pedindo licença, ao homem que filmava tudo com o celular.

Até o momento, não há informações sobre os ferimentos provocados durante a queda.

Confira na íntegra a nota enviada pela Sesau

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que, nesta terça-feira (20), foi registrada uma ocorrência em uma unidade de saúde envolvendo a queda de uma paciente na área de recepção. A paciente estava sentada em uma das extremidades de uma longarina (assento coletivo), quando o outro usuário que ocupava a extremidade oposta se levantou, provocando o desequilíbrio da estrutura e, consequentemente, a queda da paciente. A equipe de atendimento foi acionada imediatamente. A gerente da unidade interveio prontamente, orientando os demais presentes a não movimentarem a paciente e a abrirem espaço para que os profissionais de saúde pudessem realizar o atendimento de forma segura. A paciente foi estabilizada no local, retirada com o uso de prancha rígida e maca, e encaminhada à sala de emergência, onde recebeu continuidade nos cuidados necessários. A Sesau informa que todas as longarinas da unidade passam por revisões rotineiras. Após o ocorrido, uma nova inspeção foi realizada nesta data (20/05) e, como medida preventiva, foram retiradas todas as estruturas que apresentavam qualquer sinal de instabilidade. A Secretaria lamenta profundamente o ocorrido e reitera o compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento à população”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policiamento na Praça dos Três Poderes é reforçado para julgamento de Bolsonaro no STF

No estilo ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, primas gravam vídeo para ajudar professora em cirurgia de R$ 50 mil

Ex-piloto de Fórmula 1 é preso por receptação de veículo de luxo

Desastres Digitais: Como a Recuperação de Dados Salva Empresas e Memórias

Notícias mais lidas agora

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Suspeito de matar filho de policial, ‘Rato’ é investigado por agiotagem e venda de armas

lua

Decepcionante para MS? Confira o cronograma de espetáculos celestes de setembro

Médicos Sesau

Está na lista? Sesau divulga nova convocação de médicos temporários

Últimas Notícias

Polícia

Investigação do Gacep apontou falhas nos atendimentos a vítimas de violência na Deam em Campo Grande

Procedimento preparatório sobre falhas da Deam foi convertido em inquérito civil

Cotidiano

Nova lei oficializa cargos efetivos na Fundação de Cultura de Campo Grande

Os cargos criados correspondem às vagas já ocupadas por servidores efetivos que atuavam anteriormente na Secult

Mundo

VÍDEO: CEO milionário causa revolta ao roubar boné de criança em torneio de tênis

CEO milionário, Piotr Szczerek tomou o boné que o tenista Kamil Majchrzak havia dado a um menino enquanto atendia fãs no US Open; veja o vídeo

Política

Adiado mais uma vez, relatório final da ‘CPI do busão’ tem novo prazo

O estudo que investiga irregularidades do Consórcio Guaicurus foi adiado duas vezes e deve ser entregue até dia 22 de setembro