Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após obra na Duque de Caxias, ponto de ônibus ‘invade’ ciclovia e preocupa moradores

Construção de novo terminal junto a desvio da ciclovia gera confusão aos moradores
Idaicy Solano -
Ciclovia e pontos de ônibus ficam misturados na Avenida (Madu Livramento, Midiamax)

Após obra de de 9,3 km da Avenida Duque de Caxias, na pista sentido bairro/centro, trecho entre a rotatória de Indubrasil e o Aeroporto Internacional, o reordenamento do trânsito no local ainda causa confusão aos moradores, e a maior preocupação é ‘misturar’ ciclovia com ponto de ônibus.

A pista que recebeu o novo pavimento é a principal entrada da cidade para quem vem de Corumbá, e Terenos, além de servir de acesso ao Centro para aproximadamente 15 mil moradores dos bairros Nova , Vila Eliane, Serradinho e .

Conforme informações divulgadas pela prefeitura, o estudo sobre o tráfego de veículos havia apurado no ano de 2022 que cerca de 11.300 veículos circulavam no local por dia, sendo 4 mil caminhões. 

Além disso, o projeto também previa absorver o fluxo de 1.200 ciclistas, com a revitalização da ciclofaixa existente a partir do Jardim Santa Mônica e a construção de mais 2,7 km de ciclovia.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Moradores reclamam e revelam temores

As mudanças, no entanto, acabaram por gerar outro transtorno, relatado para a reportagem pelos moradores da região. Para o empresário Erick Leandro Sabino, de 37 anos, a maior preocupação é “misturar” a ciclovia com as paradas de ônibus. Conforme observado pela reportagem no local, a faixa destinada aos ciclistas, no momento, converge com uma parada do

Mesmo com a construção do terminal metros à frente da rotatória da Avenida Amaro Castro Lima com a Avenida Duque de Caxias, em andamento, o questionamento é acerca do desvio que os ciclistas vão precisar fazer próximo ao ponto de embarque e desembarque dos passageiros. 

Conforme apurado com os moradores, o desvio será feito por trás do terminal, e a solução divide opiniões no bairro. “Acho bem perigoso, porque às vezes o ciclista não olha para trás para parar, para poder sair da ciclovia, e ali vem muito carro pesado, caminhão, ônibus, e o ônibus passa por cima de um ciclista que nem sente, então ali é um risco muito grande. Então, realmente essa parte ali da ciclovia ficou bem mal planejada, vamos dizer assim”, opina Erick. 

O empresário também relatou que ficou confuso em relação ao desvio. “Ainda tá meio confuso, não dá para entender nada de como vai ser, mas a gente espera que seja bom. Eu não entendo se a ciclovia vai vir por trás ou por frente, como vai ser ali, se vai desviar do ponto, não dá pra entender”. 

Após terminal ficar pronto, ciclistas terão que desviar por trás do ponto de ônibus (Madu Livramento, Midiamax)

O administrador Reinaldo Martins, de 58 anos, opinou que ainda não é possível averiguar se a obra será funcional. A expectativa do morador é que, após finalizado e devidamente sinalizado, o reordenamento contribua na organização do trânsito no local, tanto de bicicletas quanto de ônibus. 

Enquanto o terminal não é concluído, o morador afirma que resta esperar, e a respeito das mudanças no tráfego, como a diminuição de uma das faixas no sentido centro, ele conclui que “são situações que tem que se adequar”. 

Recepcionista de 47 anos, que pediu para não ser identificada, expressou que o reordenamento do trânsito “não tem muito fundamento”. Ela argumenta que alguns pontos da obra não possuem lógica, como a ciclovia, que aparentemente é invadida pelos ônibus.

“A gente tem uma base mais ou menos de como é que está sendo feito, eu não sei se vai ser uma coisa que vai realmente dar segurança para as pessoas, porque é praticamente no meio da BR que está sendo construído as coisas. Eu acredito que do jeito que está sendo feito não vai dar segurança, mas a gente vai poder falar realmente quando terminar a obra”. 

Alguns pontos de ônibus ficam ao lado de ciclovia (Madu Livramento, Midiamax)

O que diz a Prefeitura? 

A equipe de reportagem do Midiamax procurou a Prefeitura de Campo Grande para questionar o reordenamento do trânsito no local, assim como informações mais detalhadas sobre a obra, como ela vai impactar no trânsito de ciclistas e ônibus na região, e como será garantida a segurança dos ciclistas e dos usuários do transporte público. 

A redação não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Confusão entre vizinhos termina em agressão com pedrada na cabeça em Dourados

Últimas Notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF

Brasil

Morre, aos 89 anos, o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Filho de uma brasileira com um libanês, ele nasceu em Campo Grande