Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após obra na Duque de Caxias, ponto de ônibus ‘invade’ ciclovia e preocupa moradores

Construção de novo terminal junto a desvio da ciclovia gera confusão aos moradores
Idaicy Solano -
Ciclovia e pontos de ônibus ficam misturados na Avenida (Madu Livramento, Midiamax)

Após obra de de 9,3 km da Avenida Duque de Caxias, na pista sentido bairro/centro, trecho entre a rotatória de Indubrasil e o Aeroporto Internacional, o reordenamento do trânsito no local ainda causa confusão aos moradores, e a maior preocupação é ‘misturar’ ciclovia com ponto de ônibus.

A pista que recebeu o novo pavimento é a principal entrada da cidade para quem vem de Corumbá, Aquidauana e Terenos, além de servir de acesso ao Centro para aproximadamente 15 mil moradores dos bairros Nova , Vila Eliane, Serradinho e Carioca.

Conforme informações divulgadas pela prefeitura, o estudo sobre o tráfego de veículos havia apurado no ano de 2022 que cerca de 11.300 veículos circulavam no local por dia, sendo 4 mil caminhões. 

Além disso, o projeto também previa absorver o fluxo de 1.200 ciclistas, com a revitalização da ciclofaixa existente a partir do Jardim Santa Mônica e a construção de mais 2,7 km de ciclovia.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Moradores reclamam e revelam temores

As mudanças, no entanto, acabaram por gerar outro transtorno, relatado para a reportagem pelos moradores da região. Para o empresário Erick Leandro Sabino, de 37 anos, a maior preocupação é “misturar” a ciclovia com as paradas de ônibus. Conforme observado pela reportagem no local, a faixa destinada aos ciclistas, no momento, converge com uma parada do

Mesmo com a construção do terminal metros à frente da rotatória da Avenida Amaro Castro Lima com a Avenida Duque de Caxias, em andamento, o questionamento é acerca do desvio que os ciclistas vão precisar fazer próximo ao ponto de embarque e desembarque dos passageiros. 

Conforme apurado com os moradores, o desvio será feito por trás do terminal, e a solução divide opiniões no bairro. “Acho bem perigoso, porque às vezes o ciclista não olha para trás para parar, para poder sair da ciclovia, e ali vem muito carro pesado, caminhão, ônibus, e o ônibus passa por cima de um ciclista que nem sente, então ali é um risco muito grande. Então, realmente essa parte ali da ciclovia ficou bem mal planejada, vamos dizer assim”, opina Erick. 

O empresário também relatou que ficou confuso em relação ao desvio. “Ainda tá meio confuso, não dá para entender nada de como vai ser, mas a gente espera que seja bom. Eu não entendo se a ciclovia vai vir por trás ou por frente, como vai ser ali, se vai desviar do ponto, não dá pra entender”. 

Após terminal ficar pronto, ciclistas terão que desviar por trás do ponto de ônibus (Madu Livramento, Midiamax)

O administrador Reinaldo Martins, de 58 anos, opinou que ainda não é possível averiguar se a obra será funcional. A expectativa do morador é que, após finalizado e devidamente sinalizado, o reordenamento contribua na organização do trânsito no local, tanto de bicicletas quanto de ônibus. 

Enquanto o terminal não é concluído, o morador afirma que resta esperar, e a respeito das mudanças no tráfego, como a diminuição de uma das faixas no sentido centro, ele conclui que “são situações que tem que se adequar”. 

Recepcionista de 47 anos, que pediu para não ser identificada, expressou que o reordenamento do trânsito “não tem muito fundamento”. Ela argumenta que alguns pontos da obra não possuem lógica, como a ciclovia, que aparentemente é invadida pelos ônibus.

“A gente tem uma base mais ou menos de como é que está sendo feito, eu não sei se vai ser uma coisa que vai realmente dar segurança para as pessoas, porque é praticamente no meio da BR que está sendo construído as coisas. Eu acredito que do jeito que está sendo feito não vai dar segurança, mas a gente vai poder falar realmente quando terminar a obra”. 

Alguns pontos de ônibus ficam ao lado de ciclovia (Madu Livramento, Midiamax)

O que diz a Prefeitura? 

A equipe de reportagem do Midiamax procurou a Prefeitura de Campo Grande para questionar o reordenamento do trânsito no local, assim como informações mais detalhadas sobre a obra, como ela vai impactar no trânsito de ciclistas e ônibus na região, e como será garantida a segurança dos ciclistas e dos usuários do transporte público. 

A redação não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados