Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após morte de funcionários, Santa Casa vai reformular Projeto de Saúde Mental com direito a núcleo de acolhimento

Na manhã da última terça-feira (30), funcionário do hospital acabou falecendo ao cair de pontilhão
Idaicy Solano -
Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Após a morte de funcionários, a Santa Casa de anunciou a criação de um novo núcleo voltado aos acolhimento e acompanhamento de colaboradores em situação de vulnerabilidade emocional. A medida faz parte da reformulação do Projeto de Saúde Mental do hospital. 

Na manhã desta terça-feira (30), um enfermeiro de 38 anos morreu após cair do pontilhão da Avenida Ceará. O homem havia passado por uma cirurgia na coluna e também sofria com quadro depressivo e síndrome do pânico. A vítima trabalhava desde 2018 na Santa Casa.

Ele chegou a ser atendido por socorristas do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que tentaram reanimar o rapaz por aproximadamente 30 minutos, sem sucesso. Na queda, ele sofreu traumatismo cranioencefálico e politraumatismo.

O caso não é isolado. No mês de junho, André Afif, cirurgião-dentista de renome, com 28 anos de profissão e ampla experiência em Odontologia, também perdeu a vida ao cair do 6º andar do prédio da Santa Casa. O profissional atuava como responsável pelo Núcleo de Pesquisa da Escola de Saúde do hospital. Em depoimento, a família informou as autoridades que o médico sofria com quadro de depressão.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Acolhimento 

Conforme explica o hospital, o acolhimento psicológico dos funcionários é realizado pelo Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e pela Gerência de Gestão de Pessoas. A instituição possui profissionais de psicologia a disposição para atender funcionários que apresentam sinais de sofrimento emocional, que realizam escuta qualificada e, se necessário, direciona para tratamento especializado.

Além disso, a Santa Casa afirma que durante o mês de setembro foram promovidos seminários e campanhas de conscientização sobre saúde mental, com orientações sobre como agir em casos de sofrimento psíquico, seja pessoal ou de colegas de trabalho. 

“Nos exames periódicos e admissionais, já estão em prática questionários específicos para avaliação da saúde mental dos colaboradores, como forma de prevenção e identificação precoce de possíveis quadros de risco. A Santa Casa reforça ainda que oferece aos seus colaboradores, sem custo de mensalidade, como forma de ampliar o acesso à assistência médica e garantir suporte contínuo à saúde física e emocional de sua equipe”, diz a nota encaminhada pelo hospital. 

O que diz o sindicato?

Conforme a vice-presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de ), Helena Delgado, é oferecido serviço de assistência psicológica aos associados, tanto da Capital, quanto do interior do Estado. Em Campo Grande, os atendimentos podem ser feitos tanto presenciais quanto virtuais, e no Interior do Estado de maneira remota. 

“Temos vários pacientes no programa sendo atendidos pela Drª Maria Eduarda, Psicóloga contratada pelo Siems para prestar esses serviços e acompanhar nossa Categoria. E esse programa se estende aos dependentes, incluindo a este grupo os neurodivergentes”, diz. 

Além disso, o Sindicato destaca que realiza uma série de ações que visam o apoio à saúde mental dos profissionais, em parceria com o setor de Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), MPT (Ministério Público do Trabalho), e sindicatos. 

“O Siems está sempre em busca de amenizar problemas, como sobrecarga de trabalho ou de jornada, o que foge de nosso controle é quando os profissionais têm mais de um vínculo, pois neste caso a exaustão é presente”, destaca.

Outra medida considerada importante na promoção da saúde mental é o enfrentamento da baixa remuneração dos profissionais de enfermagem. Em parceria com o MPT, Helena ressalta que trabalha na busca de folgas remuneradas e melhorias na base salarial. 

“Nos instrumentos normativos, buscamos cláusulas que componham a renda, e complementam o salário base. Buscamos percorrer vários caminhos para melhorar a remuneração global, o que não é um trabalho fácil, pois as empresas no geral não priorizam a saúde mental, e focam nos lucros. Por isso buscamos através dos instrumentos também as folgas periódicas, fora as folga estabelecidas por Lei e sem redução de salário, para tentar ofertar ao trabalhador mais tempo de convivência em família”, finaliza. 

Diálogo salva vidas

Especialistas ressaltam que o diálogo salva vidas e ele pode ser feito entre familiares, amigos e especialistas, como psicólogos, terapeutas e médicos psiquiátricos. Há também entidades que prestam o serviço gratuitamente para facilitar o acesso da população, como:

  • Grupo Amor Vida

O Grupo Amor Vida (GAV) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise. O horário de funcionamento e das 7:00 às 23:00, inclusive sábados, domingos e feriados. Conte a ajuda também por e-mail: precisodeajuda@grupoamorvida.ong. Mais informações no site.

  • Centro de Valorização da Vida

O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita, ou enviar o email por este link. Você pode enviar uma carta ou conversar pessoalmente com um voluntário do CVV em horário comercial. Consulte os endereços dos postos aqui e acesse o site oficial neste link.

Além disso, o Jornal Midiamax publicou um guia, indicando onde encontrar atendimento psicológico gratuito ou com preços acessíveis em Campo Grande. Clique aqui para acessar o material na íntegra.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça da Itália rejeitou ordem de Moraes para prender ex-assessor Tagliaferro

Gracyanne Barbosa tem alta hospitalar e é recebida por mãe de Belo e ex-BBB

cheque comparsa prefeito

Empresário preso com prefeito emitiu cheque de R$ 200 mil e liderou dispensa de licitações em Terenos

bebida metanol

Metanol: Grande SP investiga nova morte suspeita de contaminação

Notícias mais lidas agora

Prefeito em MS usou rede de espionagem clandestina e quase ‘melou’ ação da PF contra narcotráfico

Operação Copertura mira esquema de fraude a licitações em Miranda e mais duas cidades de MS

Petição para intervenção do Consórcio Guaicurus vai aos terminais; saiba como assinar

Bazar do Bem terá três dias de duração e lucro destinado à Associação de Renais Cônicos

Últimas Notícias

Brasil

Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação com foco em crianças e adolescentes

Dia D deve ofertar ao menos 15 vacinas para que cardeneta de vacinação seja atualizada

Famosos

Gaby Spanic acusa peões de A Fazenda 17 de xenofobia e equipe da atriz fala em processo

Atriz venezuelana desabafou sobre preconceito em reality por ser estrangeira

Mundo

Morre Jane Goodall, renomada pesquisadora de chimpanzés e da defesa ambiental

Com 91 anos, Goodall se dedicou nos últimos anos à educação e causas humanitárias

Cotidiano

Esposa e filha de arquiteto morto em acidente aéreo chegam em Campo Grande para liberação de corpo 

Renomado arquiteto morreu no acidente aéreo ocorrido no último dia 23, em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense