Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após mais de 20 casos de mordida de peixe com ‘dentes humanos’, Praia da Figueira segue interditada

Balneário particular está com atividades suspensas há doze dias
Gabriel Maymone -
Lagoa artificial do balneário abrigava exemplares de tambaqui. (Reprodução)

Depois de registrar mais de 20 casos de mordidas de peixe conhecido por ter ‘dentes humanos’, o Tambaqui, a Praia da Figueira – balneário particular de (MS) – segue interditada. A suspensão das atividades foi determinada pelo (Instituto de Meio Ambiente de MS) no dia 26 de março. Depois, no dia 1º de abril, o órgão liberou o empreendimento, com exceção da lagoa artificial, onde estão localizados os Tambaquis.

No entanto, conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, o local está fechado para turistas.

O de Bonito, Josmail Rodrigues, disse à reportagem que o município está notificando o empreendimento desde novembro do ano passado, quando a prefeitura constatou aumento de casos de ferimentos envolvendo o peixe.

Então, disse que “o município tomou providências junto ao Imasul, do Estado, para ele legalizar e parar. Se não parar, ia fechar”.

Logo, o balneário deve retirar todos os peixes da espécie Tambaqui da lagoa artificial, podendo ou não substituir por outra espécie que não cause riscos aos turistas.

Alvo do MPF por dano ambiental

Em março deste ano, o balneário virou alvo de Inquérito Civil do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por captação de água sem autorização do Imasul para encher a área da lagoa do empreendimento. Denúncia anônima relatava o uso de duas bombas que estavam retirando água do e jogando no açude sem autorização.

A pedido do MPMS, o Imasul vez uma vistoria técnica no local e constatou que a irregularidade. Conforme o laudo, o balneário apresentou uma DURH (Declaração de Uso de Recurso Hídrico), relacionada ao uso das bombas, mas o documento não é autorizativo para o uso de recursos hídricos.

Na época, o Grupo Praia Parque informa que as medidas necessárias foram apresentadas ao Imasul e que o empreendimento está cooperando e atendendo as solicitações do órgão.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Peixe com ‘dentes humanos’

Tambaqui pode pesar até 30kg (Reprodução)

O Tambaqui também é conhecido como Pacu de barriga vermelha e possui dentes chamados de Moliformes, por se assemelharem muito com nossos dentes molares. No entanto, com extremidades mais pontiagudas, tornando seus dentes muito afiados.

Para ter uma ideia da força da mordida do Tambaqui, o peixe quebra castanhas para se alimentar.

O Tambaqui é o segundo maior peixe de escama do Brasil. Ele chega a medir 90cm e pode pesar até 30 kg. Além disso, tem fama de ‘brigador’.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

14 de julho

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Últimas Notícias

Brasil

Motta anuncia votação de urgência para projeto de anistia a golpistas

Há dois anos e meio, golpistas depredaram as sedes dos Três Poderes

Polícia

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

O idoso foi conduzido à Depac

Brasil

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do mês passado

Polícia

329 Kg de cocaína em carga de milho que seria levada a Santos é apreendida em MS

Confessou ter recebido a droga no interior do Mato Grosso