Depois de registrar mais de 20 casos de mordidas de peixe conhecido por ter ‘dentes humanos’, o Tambaqui, a Praia da Figueira – balneário particular de Bonito (MS) – segue interditada. A suspensão das atividades foi determinada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) no dia 26 de março. Depois, no dia 1º de abril, o órgão liberou o empreendimento, com exceção da lagoa artificial, onde estão localizados os Tambaquis.
No entanto, conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, o local está fechado para turistas.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, disse à reportagem que o município está notificando o empreendimento desde novembro do ano passado, quando a prefeitura constatou aumento de casos de ferimentos envolvendo o peixe.
Então, disse que “o município tomou providências junto ao Imasul, do Estado, para ele legalizar e parar. Se não parar, ia fechar”.
Logo, o balneário deve retirar todos os peixes da espécie Tambaqui da lagoa artificial, podendo ou não substituir por outra espécie que não cause riscos aos turistas.
Alvo do MPF por dano ambiental
Em março deste ano, o balneário virou alvo de Inquérito Civil do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por captação de água sem autorização do Imasul para encher a área da lagoa do empreendimento. Denúncia anônima relatava o uso de duas bombas que estavam retirando água do Rio Formoso e jogando no açude sem autorização.
A pedido do MPMS, o Imasul vez uma vistoria técnica no local e constatou que a irregularidade. Conforme o laudo, o balneário apresentou uma DURH (Declaração de Uso de Recurso Hídrico), relacionada ao uso das bombas, mas o documento não é autorizativo para o uso de recursos hídricos.
Na época, o Grupo Praia Parque informa que as medidas necessárias foram apresentadas ao Imasul e que o empreendimento está cooperando e atendendo as solicitações do órgão.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Peixe com ‘dentes humanos’

O Tambaqui também é conhecido como Pacu de barriga vermelha e possui dentes chamados de Moliformes, por se assemelharem muito com nossos dentes molares. No entanto, com extremidades mais pontiagudas, tornando seus dentes muito afiados.
Para ter uma ideia da força da mordida do Tambaqui, o peixe quebra castanhas para se alimentar.
O Tambaqui é o segundo maior peixe de escama do Brasil. Ele chega a medir 90cm e pode pesar até 30 kg. Além disso, tem fama de ‘brigador’.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.