Dias após a abertura de duas enormes crateras, o tráfego na estrada SE-1, no bairro Chácara dos Poderes, foi liberado na tarde deste sábado (3). Conforme a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), a ação emergencial para reconstrução do sistema de drenagem e liberação via envolveu o transporte de 14 metros cúbicos de material, distribuídos em 119 viagens de caminhões.
As crateras surgiram após as chuvas das últimas semanas e causaram inúmeros transtornos aos moradores da região e levou motociclistas a se arriscarem ao contornar os buracos, já que o desvio mais próximo aumentava o trajeto em cerca de 5 quilômetros. No dia 24 de abril, as crateras se abriram ainda mais com a chuva de 88 mm registrada na região. No dia seguinte (25), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) interditou completamente a via.
Desde então, os moradores precisavam “costurar” caminhos alternativos pelas ruas do bairro para conseguir sair da região. Isso porque a água da chuva escoa pelas estradas NE-1 e NE-2, desaguando justamente na SE-1, onde se abriram as crateras. A principal alternativa era seguir pela estrada EW-3, contornando o bairro Noroeste até a BR-163 — no entanto, essa rota também está em condições precárias.
Origem do problema

O problema na Chácara dos Poderes tem origem na água que desce da Rua Urupês, no Jardim Noroeste. Embora exista uma bacia de contenção no local, a chuva acaba avançando e descendo pelo bairro vizinho, desaguando nas estradas que terminam na SE1.
De acordo com o titular da Sisep, Marcelo Miglioli, a solução para o problema envolve a contenção da água, além da pavimentação e drenagem das ruas da Chácara dos Poderes.
“O projeto custaria, ao todo, R$ 27 milhões, e realizado em etapas para que a pavimentação e drenagem pudessem começar mesmo sem a totalidade do recurso disponível. Quanto mais avançarmos, menor o impacto das chuvas”, explicou o secretário, ressaltando que as obras só iriam iniciar após as chuvas cessarem.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.