Depois da confusão e atraso deste sábado (27) no mutirão de perícias médicas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o segundo dia de consultas ocorre com tranquilidade na manhã deste domingo. Remarcados, 70 segurados não conseguiram passar pela avaliação ontem e serão atendidos hoje.
Wagner de Souza é repositor, mas precisou amputar a perna após uma ostiomielite, ou seja, infecção bacteriana nos ossos. Cadeirante e com dificuldade de locomoção, ele foi à Agência INSS do Horto Florestal no sábado, mas não recebeu atendimento. “Primeiro, falta informação. Está falando no papel o horário e o dia. Ontem, viemos aqui e tivemos que deslocar de novo pra casa”, reclama.
No entanto, Wagner está confiante de que conseguirá passar pela perícia na manhã deste domingo. “Graças a Deus, deu certo. Meu objetivo é dar continuidade no meu BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social)”. Ele sofreu acidente há cinco meses e precisa da avaliação para saber se pode receber o benefício social.

Falha no agendamento
No sábado, deveriam ter sido marcados 150 consultas, além de mais 150 neste domingo. Porém, houve falha no sistema de agendamento e 220 pessoas foram convocadas a comparecer à perícia ontem. Por isso, 70 segurados precisaram ser reagendados para este domingo.
Em nota, a assessoria do INSS de Mato Grosso do Sul informou que “o erro foi da Perícia Médica Federal. A perícia não faz parte do INSS. Eles que marcaram e, se houve problemas, não (foram) causados pelo INSS”.

Além dessas 70 pessoas, mais segurados já tinham a perícia marcada para este domingo, totalizando 150 atendimento para os três médicos de plantão. “Sofri acidente de trabalho e vim passar pela perícia aqui. No meu caso, foi agendado para hoje mesmo. Está indo tudo bem”, afirma a auxiliar de serviços gerais Jasai Fuzaro, que rompeu o tendão de Aquiles trabalhando numa empresa de celulose de Ribas do Rio Pardo.
Aquidauana, Costa Rica e Coxim
Além da Capital, outras três cidades do Estado recebem mutirões neste fim de semana: Aquidauana, Costa Rica e Coxim. Ao todo, foram 600 agendamentos para Mato Grosso do Sul, sendo metade na Capital e metade no interior.
As demais cidades não registraram problemas e reclamações durante o mutirão, apenas Campo Grande, que teve mais pessoas marcadas para que a capacidade.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!