Campo Grande irá sediar o I Workshop Internacional ‘Conflitos com Grandes Felinos: Riscos, Causas e Soluções’. O evento, inédito no Brasil, será realizado entre os dias 26 e 27 de agosto, a fim de discutir estratégias e soluções para garantir tanto a segurança da população quanto a conservação de grandes predadores da fauna brasileira, além de ações estratégicas para prevenir ataques e promover a convivência segura com esses animais.
Durante os dois dias de evento, os painéis reunirão especialistas do Brasil, da Índia, da África, de Bangladesh, do Chile, da África do Sul e dos Estados Unidos. O encontro será na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), e a abertura contará com as presenças do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que mediará um dos painéis.
O workshop acontece após ataques de onças-pintadas e onças-pardas, ocorridos no primeiro semestre de 2025, registrados, principalmente, nas cidades de Aquidauana e Corumbá, no interior de Mato Grosso do Sul, e em Campinaçu, no interior de Goiânia. Os casos foram destaque na imprensa, o que trouxe à tona a necessidade de aprofundar debates sobre estratégias de coexistência segura entre seres humanos e grandes predadores.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Diretor de Comunicação do Instituto SOS Pantanal e um dos organizadores do evento, Gustavo Figueirôa destaca que os últimos casos de ataques ocorridos no país evidenciam a falta de um protocolo de resposta em casos de ocorrências envolvendo humanos e predadores.
“A coexistência entre seres humanos e grandes predadores não é novidade, e a possibilidade de trazer exemplos de fora, onde esse convívio é mais intenso, pode nos ajudar a encurtar o caminho para o sucesso”, avalia Gustavo.
O encontro será destinado a gestores de diferentes esferas do Executivo, pesquisadores, ONGs, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e forças de segurança pública, como a Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, além de profissionais da saúde, comunidades locais e jornalistas.
Evento irá propor ações estratégicas e Diretrizes para a Convivência com Grandes Felinos
Durante o encontro, será redigida a Carta de Diretrizes para a Convivência com Grandes Felinos, um documento construído de forma colaborativa ao longo do evento, que contará com a assinatura dos participantes e de instituições presentes.
Além disso, dentre as ações estratégicas que devem sair como resultado do worshop, está a elaboração de um documento técnico com propostas baseadas em dados e evidências científicas; criação de campanhas de educação ambiental, que serão levadas às redes públicas e privadas de ensino, comunidades locais e redes sociais; e o fortalecimento de políticas públicas e protocolos de emergência, com apoio técnico e articulação entre órgãos como o Imasul, o ICMBio e a Defesa Civil, para a criação de um protocolo interinstitucional de resposta a incidentes.
O evento também resultará na produção de artigos técnicos e científicos, com análises comparativas e soluções práticas discutidas ao longo dos debates.
Programação
A programação inclui painéis técnicos, debates e oficinas. Além disso, o evento trará para Campo Grande nomes internacionais, como o Dr. Craig Packer (EUA), considerado o maior especialista em leões do mundo, fundador do Lion Research Center, na Universidade de Minnesota, onde é professor, e do projeto Serengeti Lion Project, na Tanzânia.
Ainda, estará presente a Dra. Krithi Karanth (Índia), diretora-executiva da CWS – Índia e uma das maiores especialistas em tigres do mundo, com foco em conflitos entre humanos e grandes carnívoros. Outro convidado será Agustín Iriarte (Chile), biólogo especializado em ecologia e conservação de mamíferos sul-americanos, com mais de 40 anos de experiência com pumas e conflitos.
O workshop irá debater experiências internacionais de manejo de conflitos, como os protocolos emergenciais aplicados em vilarejos da Índia ou em reservas ambientais dos Estados Unidos.
Além disso, serão debatidas soluções adaptadas ao contexto brasileiro para responder a questões como: a prevenção de ataques sem o recurso de abate dos animais; a inclusão de saberes indígenas, de produtores rurais e de comunidades tradicionais; a utilização dos dados de ataques para sistematização e transformação dessas ocorrências em ações preventivas; o papel dos veículos de imprensa na percepção de riscos sem consequências de alarmismo na sociedade.
O evento é promovido pelo Instituto SOS Pantanal, Associação Onçafari, Instituto Onça Pintada e Instituto Homem Pantaneiro.
Confira a seguir a programação completa dos dois dias de workshop:
26 de agosto de 2025
(Horário de Mato Grosso do Sul)
Credenciamento: 8h
Abertura: 8h30
Conferência Magna: 9h
Painel 1 (9h30 – 11h)
- Conflitos com Grandes Felinos na América Latina: Desafios e Aprendizados com a Onça-Pintada e Puma
Almoço (11h – 12h30)
Painel 2 (13h – 15h)
- Ecoturismo Responsável e Grandes Felinos: Riscos e Boas Práticas
Coffee Break (15h – 15h30)
Painel 3 (15h30 – 17h30)
- Mesa-Redonda Internacional: Grandes Felinos e Conflitos Humanos em Perspectiva Global
Discussões e Encerramento do Dia (17h30 – 18h30)
27 de agosto de 2025
(Horário de Mato Grosso do Sul)
Painel 4 (8h30 – 10h)
- Resposta a Incidentes com Grandes Felinos: Protocolos em Diferentes Realidades
Painel 5 (10h30 – 12h)
- Medidas Estruturais para Prevenção de Conflitos: Lições da Experiência Corporativa/Iniciativa Privada no Brasil
Almoço (12h – 13h30)
Painel 6 (13h30 – 15h)
- Conflitos com Grandes Felinos na Mídia: Comunicação de Crises e Lições Globais
Painel 7 (15h – 16h30)
- Estratégias Integradas para a Coexistência com Grandes Felinos: Caso Corumbá
Mesa Final (16h30 – 18h00)
- Discussão Técnica para Publicação de Recomendações Oficiais
Serviço
I Workshop Internacional Conflitos com Grandes Felinos: Riscos, Causas e Soluções
- Local: sede da Famasul, Rua Marcino dos Santos, 401 – Campo Grande, MS
- Data: de 26 a 27 de agosto de 2025
- Horário: 8h às 18h30 / 8h às 18h
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***