Após cerca de 10 anos de pausa, a 7ª CEDH (Conferência Estadual de Direitos Humanos) acontece nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em Campo Grande. O evento tem o objetivo de promover um espaço de diálogo plural, democrático e participativo.
Com o tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência prevê a construção e implementação de uma SNDH (Sistema Nacional de Direitos Humanos).
As propostas devem respeitar os eixos orientadores nacionais, compostos por:
Eixo 1: Enfrentamento das Violações e Retrocessos;
Eixo 2: Democracia e Participação Popular;
Eixo 3: Promoção e Consolidação da Igualdade;
Eixo 4: Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano;
Eixo 5: Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional;
Eixo 6: Fortalecimento da Institucionalidade na Promoção de Direitos Humanos;
Conferências Regionais
Antes da fase estadual, foram realizadas as conferências regionais, que abrangeram todas as nove regiões: Pantanal; Sudoeste; Norte; Campo Grande; Bolsão; leste; Grande Dourados; Sul-Fronteira e Cone-Sul. Após as apresentações, e seleção das propostas, os representantes enfrentam a conferência estadual.
A representante dos terreiros de Dourados, Jucilene Duarte Acosta, veio defender a pauta de racismo religioso. “Precisamos de uma delegacia especializada para lidar com os povos de terreiro, povos indígenas, pessoas LGBTQIAPN+. Dourados não tem essa delegacia”, explicou.

Conforme a representante, o que motivou ela a participar da conferência, foram as situações de racismo que passou na cidade. “A gente é acusado de várias coisas, né? E nós estamos em dias onde isso não deveria acontecer. A instrução, educação, ela está pautada, e ainda assim a gente enfrenta essas situações”, finalizou.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!