A prevista mudança do tempo em Mato Grosso do Sul, favorecida pela frente fria, derruba os termômetros. A região sul registrou mínima de 10°C, nas primeiras horas do dia desta segunda-feira (28). Contudo, as baixas temperaturas devem durar pouco no Estado, perdendo a força na quarta-feira (30).
Conforme o ClimaTempo, em Campo Grande, a mínima oscila entre 15 e 11°C e máxima entre 21 e 25°C até a quarta-feira. Entretanto, entre quinta (31) e sexta-feira (1°), o calor retorna, com máximas de 30 a 34°C na Capital.
A região está no alerta de tempestade ao longo desta segunda-feira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, válido até as 21h de hoje, indica perigo potencial para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando ventos de 40 a 60 km/h, com queda de granizo.
Calor gradativo
Na região sul, em Ponta Porã e Iguatemi, o calor retorna gradativamente a partir de sexta-feira. Até o fim de semana, as mínimas variam entre 9 e 16°C e máximas de 20 a 28°C, também no alerta de tempestades.
Na região pantaneira, em Corumbá e Aquidauana, o calor será intenso. O frio perde a força já na quarta-feira, abrindo para dias de sol e sem chuvas. A máxima nas cidades deve oscilar entre 33 e 37°C.
Em Dourados e Anaurilândia, o cenário é semelhante, já que as temperaturas mínimas variam de 8 a 13°C e máximas de 22 a 30°C, respectivamente.
Alerta de declínio de temperatura
O aviso do declínio de temperatura segue vigente até as 10h de terça-feira (29), com queda de 3 a 5°C nas temperaturas em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
Já o alerta de tempestade está vigente em 62 cidades, com exceção do extremo norte do Estado, como em Sonora, Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba e Aparecida do Taboado.
Pode chover até 50 milímetros ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo. A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***