Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ao menos 7 famílias recebem orientações da Emha após enxurrada levar barracos na Av. Guaicurus

Enxurrada na terça-feira causou alagamento na avenida e destruiu diversos barracos instalados em ocupação na beira da via
Osvaldo Sato, Layane Costa, Jennifer Ribeiro -
Famílias perderam estrutura dos barracos, móveis e pertences (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Na tarde de terça-feira (18), uma enxurrada que tomou a Avenida Guaicurus, em , causou grandes danos a famílias que vivem em uma ocupação no local. Pelo menos 11 famílias foram atingidas, com barracos sendo levados pela força da água; muitos perderam praticamente tudo o que tinham.

A reportagem do Jornal Midiamax retornou ao local tarde desta quarta-feira (19), e constatou que, apesar dos estragos, duas famílias ainda resistem na área, já que seus barracos não foram totalmente destruídos.

A Prefeitura afirmou que realizou atendimento às famílias atingidas, com cadastramento e oferta de recolhimento para as UAIFAs (Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias).

O cadastramento foi feito pela equipe da (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) que, no local, cadastrou 7 famílias diretamente atingidas, com outras 4 sendo notificadas para comparecer à sede da agência para tal cadastro. Entre as famílias atendidas, uma já havia sido beneficiária do programa Recomeçar Moradia.

Para aqueles que perderam toda a estrutura de seus barracos, a Prefeitura informou que a SAS (Secretaria Municipal de ), por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), ofertou acolhimento nas UAIFAs, destinado a pessoas em situação de risco pessoal e social em espaços públicos.

Além disso, a Prefeitura explicou que “nos últimos dias as equipes não haviam mais detectado a presença de barracos no local” – apesar dos estragos das chuvas mostrarem que ali estavam. “A região faz parte da rota de abordagens dos técnicos do SEAS, tanto que na tarde desta terça-feira houve busca ativa no local e a equipe abordou um idoso de 60 anos que foi encaminhado para a UAIFA I, porém o mesmo decidiu deixar o local no fim do dia”, afirmou.

Área de alagamento

A reportagem do Jornal Midiamax constatou que na área de ocupação atingida pela enxurrada, quatro barracos foram totalmente destruídos pela água. Grace Kelly Costa, moradora da ocupação com seus seis filhos, perdeu muitos de seus pertences, mas conseguiu salvar a família. Ela lamentou a falta de apoio e de atenção das autoridades, descrevendo a situação como um sentimento de abandono e desespero.

A Avenida Guaicurus enfrenta problemas recorrentes de alagamento devido à insuficiência das tubulações, o que acaba resultando nos estragos em dias de chuva. Robson Rodrigues, comerciante local, destacou que a situação se repete sempre que chove forte e pediu ajuda à comunidade, sugerindo doações de materiais e itens básicos de sobrevivência para as famílias afetadas.

Caos na Avenida Guaicurus

Em meio ao caos, um vídeo enviado por um leitor à redação do Jornal Midiamax através do Fala Povo mostra um carro submerso pelas águas que tomaram conta da via. O veículo, arrastado pela correnteza, ficou completamente submerso.

Antes disso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate de duas vítimas, que estavam presas na enxurrada. Um motociclista e um morador, que buscava abrigo em árvores, se encontraram em um ponto crítico da Avenida Guaicurus.

motociclista, ao tentar atravessar uma área mais alagada, não conseguiu seguir adiante e ficou preso, enquanto o morador lutava para não ser arrastado pela correnteza. As equipes de resgate usaram cordas ligadas a um caminhão para garantir a segurança dos dois, em uma operação delicada que exigiu rapidez e precisão.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira