A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu alguns medidores de glicose que prometem a checagem sem a necessidade de retirar sangue. Os produtos garantem, sem nenhuma base científica, medir níveis de glicose, oxigênio e atividade cardíaca através do uso de um anel.
A medida é resultado de uma ação de fiscalização do órgão e foi publicada nesta terça-feira (2). Ela proíbe tanto a comercialização quanto a distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso das mercadorias.
Entre os medidores de glicose proibidos estão:
- Anel para Acupressão Glucomax (todos).
- Glicomax (todos).
- Glucomax (todos).
- Glucomax Pro (todos).
Os produtos têm sido vendidos com imagens de pessoas famosas para enganar consumidores e circulam nas redes sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok e em diversos sites de compras online. Ainda, vale ressaltar que nenhum dos medidores apresentam eficácia comprovada e nem registro sanitário na Anvisa.
Itens sem garantia
Segundo a Anvisa, produtos sem registro ou regularização representam riscos à saúde e não devem ser utilizados, visto que não oferecem garantia de qualidade, segurança ou eficácia. A irregularidade de produtos deve ser denunciada à agência pela Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.