O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou, nesta quarta-feira (8), a mais recente edição do Anuário Estatístico do Brasil em sua plataforma digital. A publicação consolida dados de todo o país, incluindo informações detalhadas, que foram coletadas e divulgadas nos últimos 116 anos, desde 1908 até 2024. Em Mato Grosso do Sul, desde a criação do Estado, o levantamento reúne dados digitalizados dos últimos 45 anos.
O anuário é uma das mais tradicionais publicações do instituto e reúne uma vasta série histórica de informações sobre o território, as características da população, a economia e a indústria, apresentadas por meio de tabelas, gráficos e textos explicativos.
As informações divulgadas são produzidas tanto pelo IBGE quanto por outras organizações e instituições que são fontes oficiais de estatísticas no país.
A obra abrange resultados de diversas pesquisas, como o Censo Demográfico, as Estatísticas do Registro Civil, a Pesquisa Industrial Anual, estatísticas agropecuárias, dados do Cempre (Cadastro Central de Empresas), índices de vendas no varejo e os principais agregados macroeconômicos do SCN (Sistema de Contas Nacionais), entre muitos outros indicadores.

Dados históricos de MS
O anuário reflete a história do país em seus dados. A edição de 1977, por exemplo, foi lançada com base em dados de 1976, ano anterior à criação do Estado. Por isso, Mato Grosso do Sul ainda não aparecia como uma unidade federativa separada.
Já no anuário publicado em 1978, o novo estado passa a ser reconhecido nas estatísticas do IBGE, inicialmente com a indicação de seu território de 350.548 km². Na edição seguinte, de 1979, os dados se tornam mais robustos, incluindo levantamentos sobre a linha divisória, bacias hidrográficas e o monitoramento dos seus 55 municípios da época.
Atualmente, o Anuário Estatístico do Brasil continua a ser uma fonte essencial de consulta, apresentando dados atualizados sobre demografia, população, economia, agropecuária e outros indicadores de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)