Em medida anunciada na última quinta-feira (3), o Governo Federal confirmou a antecipação do 13º salário para os mais de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em Mato Grosso do Sul, a medida deve beneficiar aproximadamente 385 mil pessoas, com um impacto estimado de R$ 373 milhões na economia do Estado.
Com a decisão, a primeira parcela da antecipação será paga junto ao benefício regular do mês de abril, com depósitos previstos entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda parcela será liberada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Ao todo, a estimativa é de que a medida injete R$ 73,3 bilhões na economia brasileira.
A antecipação corresponde a 50% do valor total do abono anual, e não há desconto do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) na primeira parcela. Além disso, para os beneficiários que sofrem tributação, o desconto será aplicado apenas na segunda parte do pagamento.
Antecipação atende pedido do Ministério da Previdência
A medida atende a uma solicitação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, após a aprovação do Orçamento da União para 2025. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, já solicitou à Dataprev — empresa pública responsável pelo processamento de dados da Previdência — que rode a folha de pagamento com o abono a tempo de garantir o crédito ainda em abril.
“Esse dinheiro é de extrema importância, pois ajudará aposentados e pensionistas do INSS. São 34,2 milhões de pessoas que terão a metade do décimo terceiro para pagar contas, comprar remédio, comida. Além disso, poderão suprir necessidades básicas”, declarou o ministro.
Valor proporcional em benefícios temporários
O documento enviado ao Palácio do Planalto, informa ainda que o valor do abono será proporcional nos casos de benefícios temporários com data de cessação anterior a 31 de dezembro de 2025. Nesses casos, haverá um encontro de contas entre o valor antecipado e o efetivamente devido, conforme a duração do benefício.
13° do INSS
Tradicionalmente, o pagamento do 13º aos segurados do INSS ocorre no segundo semestre do ano, nos meses de agosto e novembro, ou seja, um pouco antes do depósito aos trabalhadores da ativa. No entanto, no ano passado, o Governo Federal optou pela antecipação após avaliar que a medida não impactaria o orçamento. Conforme a pasta, o gasto já estava previsto, havendo apenas uma alteração no fluxo de pagamentos.
Têm direito ao 13° aqueles que receberam, ao longo de 2024, benefícios como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão pelo INSS. Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
Final do benefício Dia do crédito
- 1 24/abril
- 2 25/abril
- 3 28/abril
- 4 29/abril
- 5 30/abril
- 6 02/maio
- 7 05/maio
- 8 06/maio
- 9 07/maio
- 0 08/maio
Para quem ganha acima do piso nacional
Final do benefício Dia do crédito
- 1 e 6 02/maio
- 2 e 7 05/maio
- 3 e 8 06/maio
- 4 e 9 07/maio
- 5 e 0 08/maio
Como consultar?
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
- Faça login com seu CPF e senha
- No menu, selecione “Extrato de Contribuição”
- Clique em “Baixar PDF” para obter o documento do INSS
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.