Uma foto da anta Valente, que sobreviveu a um incêndio no Pantanal em 2024, foi premiada em uma das categorias do Environmental Photography Award (Prêmio de Fotografia Ambiental) 2025, promovido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco.
A imagem foi registrada pelo fotógrafo ítalo-brasileiro Fernando Faciole, que a nomeou de “Depois das chamas, esperança”, na qual o animal aparece com as patas enfaixadas após ter sido resgatado. A categoria vencida foi “Agentes de mudança, portadores de esperança” do concurso.
Valente volta ao habitat natural
No dia 25 de abril, o jovem macho retornou ao seu habitat natural, após ter recebido os tratamentos na base Caiman Pantanal, em Mato Grosso do Sul. A anta foi resgatada pelo Onçafari e ficou cerca de cinco meses recebendo cuidados médicos intensivos.
Depois disso, Valente foi transferido para uma área de reabilitação, onde ganhou peso, praticou atividades e teve uma rotina intensa de exercícios. Atualmente, o animal está com cerca de dois anos.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!