Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em alusão ao Agosto Dourado, HU-UFGD oferece atividades sobre aleitamento materno

Agosto Dourado é dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, reforçando os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê
Aline Machado -
(Arquivo Midiamax)
Em média, seis milhões de vidas são salvas, anualmente, por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. (Arquivo Midiamax)

O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) realizará atividades em alusão ao Agosto Dourado — mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

As atividades oferecidas pelo hospital serão realizadas na sexta-feira (15) e buscam reforçar os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê.

“O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do leite materno como estratégia fundamental para a redução da mortalidade infantil e a prevenção de agravos à saúde materna, sensibilizando colaboradores, acadêmicos e residentes do HU- quanto à importância do manejo adequado do leite materno”, explica a enfermeira Neiva Barreto.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), aproximadamente seis milhões de vidas são salvas, anualmente, por causa do aumento das taxas de exclusiva até o sexto mês de idade.

Especialistas reforçam que o leite materno contém todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês, além de oferecer componentes imunológicos que conferem ao bebê a condição de desenvolver seu sistema imune da melhor forma.

A proporção da substância não sobrecarrega a função renal, favorece a digestibilidade e promove o crescimento dos recém-nascidos. Médicos também defendem que os benefícios do aleitamento materno interferem até mesmo durante a vida adulta.

Programação

As atividades terão início às 7h30 de sexta-feira (15), com a entrega dos materiais. Em seguida, às 8h, será realizada uma apresentação cultural e, na sequência, a abertura do evento.

Entre 8h40 e 10h, a pediatra do Camila do Carmo Siqueira ministrará a palestra “Priorizar o Aleitamento Materno: Criar Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

Das 10h20 às 11h40, será realizada a mesa-redonda “O Impacto Familiar das Altas Hospitalares com o Uso de Fórmulas Infantis”, mediada pela Dra. Camila do Carmo Siqueira e com participação da assistente social Milena de Almeida Marques Aragão (Impacto Socioeconômico e Cultural), da nutricionista Sheila de Lima Alexandre (Impacto Nutricional e de Saúde), da psicóloga Aline Specht da Silva (Impacto Emocional e Psicológico) e da fonoaudióloga Patrícia Juliana Nascimento de Araújo (Impacto na Fonoaudiologia).

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Últimas Notícias

Trânsito

Menino de 8 anos é flagrado dirigindo BMW no Paraguai

O incidente gerou preocupação entre moradores e autoridades

Brasil

STF suspende decisões que impediam bloqueios de terras para prevenir desmatamento no Pantanal

A decisão cautelar foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Polícia

Dois são flagrados em pesca subaquática no Rio Sucuriú

Os equipamentos utilizados na pesca foram apreendidos

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva