Alunas transformam pneus em caminhas para pets em Corumbá

Mikaela Sonaira e Claudiele Urquieta desenvolveram um projeto que transformava pneus em caminhas para pets. O projeto feito pelas alunas de Corumbá, a 427 km de Campo Grande, promove práticas de logística reversa na comunidade.
A logística reversa permite o reaproveitamento de resíduos e produtos no ciclo produtivo da indústria, contribuindo para a redução de impactos ambientais e a promoção de práticas sustentáveis. Suas etapas incluem a coleta dos resíduos, o processamento e reaproveitamento dos materiais e, por fim, a reintrodução na cadeia produtiva.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A ideia das alunas do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Corumbá surgiu durante uma visita técnica a um local de descarte de pneus onde identificaram não só as inadequações, mas também uma oportunidade.
Com apoio da comunidade, iniciaram um projeto por meio do curso do Senac, o Técnico em Logística, onde já estudaram sobre logística reversa e sustentabilidade. A ação coincide com a data da regulamentação da logística reversa no Brasil, em 13 de fevereiro de 2023, pelo Decreto 11.413.
Ideia
“Como somos uma dupla, tivemos ajuda de familiares e terceiros para a doação e coleta dos pneus. Enquanto uma higienizava o material, a outra confeccionava em casa (a estrutura da caminha que consiste em usar tecidos, espuma para ficar macia, tintas). Em uma conversa com uma das voluntárias do Gapa, grupo de apoio e proteção dos animais, fomos convidadas a participar da ação e doação dos cachorrinhos”, relembra Claudiele.
Foi assim que o projeto ganhou força. Ao se conectar com o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais), as alunas participaram de uma ação de adoção. Uma das beneficiadas foi a cachorrinha Chaleira, que recebeu uma nova família e uma cama feita a partir do material reciclado.
O projeto buscou também conscientizar: “Buscamos a conscientização da população da cidade. Em muitos bairros pode ser visto a forma inadequada dos descartes de pneus, colocando a própria saúde em risco”, destacou Mikaela. Elas não pararam por aí e continuam acompanhando feiras de adoção como apoio à causa animal e incentivando iniciativas sustentáveis.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.