Uma entrega de maquinários para 28 municípios de Mato Grosso do Sul, movimentou a sede da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) na manhã desta segunda-feira (6), em Campo Grande. A entrega veio com um alerta de desaparecimento de maquinários, que por cinco anos ainda são do Governo Federal.
Quem fez a fala foi a senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP). “Prefeitos e secretários, dizer que enfim vocês têm um maquinário, e agora é cuidar e cuidar e não deixa sumir, porque some o maquinário, de repente você põe numa associação, tem que vigiar se não foi para outra, não que não possa ir, mas essas máquinas durante cinco anos elas são do Governo Federal. Depois de cinco anos, faz a doação para o município, então cuidar bem desses equipamentos, para que a gente não tenha problemas aí pela frente”, destacou.
Segundo o governador Eduardo Riedel (PP), a entrega envolve R$ 25 milhões e foi feita através de uma articulação importante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do Ministério da Agricultura, e emendas parlamentares. “São caminhões, pá-carregadeiras, camionetes. Essa é uma demanda permanente nos municípios. Eles têm que atender à agricultura familiar, estradas rurais, os tratores vão ser usados nos assentamentos da agricultura familiar, e é sempre muito importante para dar condição de trabalho, a ferramenta de trabalho para poder cada vez mais o Estado produzir mais”.
O deputado federal Vander Loubet (PT) esteve no evento e afirmou que os maquinários são para dar condições aos trabalhadores rurais. “Se falar em agricultura familiar precisa falar sobre assistência técnica, são 15 viaturas entregues hoje, com recursos de emendas e também equipamentos para os escritórios da Agraer, como computadores, ar-condicionado, para melhorar o trabalho de todos”.
Eduardo Menezes, chefe-executivo do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), representou o ministro Carlos Fávaro e disse que o ProMaq (Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola) entregou mais de mil máquinas agrícolas no mês passado no país. “A articulação da senadora Tereza Cristina fez com que municípios e a capital de MS recebessem os maquinários. Muitos municípios precisam alugar maquinário para atender o agricultor, mas agora com a entrega, isso vai acabar e o recurso do aluguel pode ser investido em outro setor por parte da prefeitura”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.