Desde o dia 1º de agosto de 2025, o MME (Ministério de Minas e Energia) implementou o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina, de 27% para 30%, conhecido como E30, e de biodiesel no diesel, de 14% para 15%, o B15. Mas, afinal, após essa mudança na composição, ainda compensa abastecer com gasolina?
O engenheiro mecânico e professor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Arthur Suzini Poleto, avalia que abastecer com gasolina ainda entrega maior autonomia que o etanol. “Existem algumas projeções, como a do Itaú BBA, de que este aumento de etanol na mistura tem potencial para reduzir o preço da gasolina em 0,4%, ou ao menos conter o aumento no preço do combustível”, explicou.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Na prática, os motoristas não vão sentir muita diferença na autonomia dos veículos. “O consumidor pode ou não notar um leve aumento no consumo, ou seja, menos quilômetros rodados por litro de combustível”, disse Poleto. No entanto, conforme o professor, uma melhoria nessa nova composição é a redução de emissão de poluentes e melhora na octanagem — propriedade da detonação do combustível dentro do motor.
Gasolina X etanol
Não existe resposta exata se é melhor abastecer com gasolina ou etanol; na verdade, depende do preço do combustível e do seu tipo de veículo. “Os mesmos critérios que antes orientavam os motoristas quanto à escolha de qual combustível utilizar em seu veículo ainda podem ser utilizados”, reforçou Poleto.

Mas, para aqueles motoristas que escolhem o combustível quando chegam aos postos de gasolina e olham os preços na bomba, existe um cálculo que ajuda na decisão. “Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina, ou 30% mais barato.”
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Para os consumidores que nunca ouviram falar deste cálculo, é possível determinar se o etanol é mais vantajoso dividindo o preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7 (ou seja, 70%), é mais recomendado abastecer com álcool naquele posto.
No entanto, após a alteração da composição da gasolina, o poder energético da gasolina mudou e, com isso, a relação também. “Se levarmos em conta os atuais testes com a nova gasolina, a relação de preço do etanol com o preço da gasolina fica em torno de 72% a 74%”, explicou o professor.
Ou seja, nas próximas vezes que você for abastecer e estiver na dúvida de qual combustível comprar, o cálculo é uma boa opção para decidir. Mas fique atento: agora, o resultado deve ser inferior a 0,74. Por isso, a melhor opção é sempre testar os dois. “O que recomendamos é o motorista testar ambos os combustíveis e avaliar aquele que melhor lhe atende, o que mais lhe traz economia”, finalizou.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)