Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acadêmicos de Medicina da UFMS relatam problemas em carta e fazem greve

Falta de sala, de professores capacitados e infraestrutura precária são algumas das reclamações
Priscilla Peres -
Protesto realizado por eles nesta semana (Foto: Fala Povo)

Preocupados com a qualidade da formação que estão recebendo, acadêmicos do curso de Medicina da (Universidade Federal de ), campus de , decidiram fazer um protesto e . Eles pedem melhorias no ensino oferecido no curso e querem parar de frequentar as aulas como forma de protesto.

O movimento começou com os acadêmicos do 4° ano, mas está ganhando adesão de outras turmas. Uma carta com os pontos de protesto foi entregue à administração da universidade em Três Lagoas e destaca, principalmente, a falta de profissionais qualificados para ministrar as aulas.

“Diversas disciplinas do curso, especialmente em áreas extremamente necessárias e importantes como Neurologia, Gastroenterologia e Reumatologia, não estão sendo ministradas de maneira completa, comprometendo gravemente a formação dos estudantes. O descumprimento da carga horária obrigatória dessas áreas resulta em uma formação deficitária, deixando lacunas irreparáveis no aprendizado médico”.

Entre os pontos ainda estão a carga horária reduzida em disciplinas importantes, ausência de conteúdos fundamentais, falta de docentes específicos, dificuldade na reposição de conteúdos perdidos.

Clínica escola fechada

Os alunos de medicina também reclamam que a Clínica Escola Integrada está fechada há quase três anos. Segundo eles, a estrutura foi equipada com mobiliário adequado graças à mobilização dos alunos pelo recurso.

Mesmo assim, o espaço está fechado, “comprometendo a formação médica no município, bem como impossibilitando a população de mais um recurso de atendimento que poderia melhorar a vida das pessoas”.

Eles alegam ainda que há deficiência na disponibilidade de salas de aula, o que compromete as atividades acadêmicas. Estudantes relatam que é comum não terem salas disponíveis para aulas e já ficaram no corredor.

“Reivindicamos a garantia de salas de aula fixas e uma organização efetiva do cronograma acadêmico, assegurando um planejamento estável e previsível para todos”, diz a carta.

Infraestrutura precária da UFMS

Além da falta de salas suficientes para as aulas, outras falhas na infraestrutura incomodam os alunos, como ar-condicionado quebrado em laboratórios e elevador com defeito há mais de um ano.

O fechamento do RU (Restaurante Universitário) também foi abordado na carta. “Com auxílio-alimentação para uma quantidade reduzida ao mínimo de estudantes, sendo que muitos outros ficaram descobertos e estão passando por dificuldades”.

Em fevereiro deste ano, a UFMS interditou o restaurante universitário de Três Lagoas e reincidiu contrato com a empresa por suspeita de fraude. Conforme apurado nas investigações, mesmo após o fechamento do refeitório no campus, na manhã de segunda-feira (24), refeições eram registradas como entregues, indicando superfaturamento.

Ainda segundo a polícia, há indícios de que o grupo envolvido simulava a compra diária de mais de 100 refeições com carteirinhas estudantis. Ou seja, registrava o consumo maior do que realmente era entregue.

A UFMS foi acionada e em nota afirma que “Os baixos salários são o motivo da baixa fixação de médicos nas universidades federais brasileiras e a UFMS tem aberto constantemente novos concursos para professores efetivos e substitutos. Apesar do desafio nacional, o curso de Medicina em Três Lagoas é nota máxima no MEC e, neste ano, a UFMS aprovou e iniciou o primeiro programa de residência médica do município de Três Lagoas”

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Parcela antecipada do 13° salário de servidores divide opiniões em MS

VÍDEO: Motocicletas idênticas colidem em via movimentada do Centro

Batedor é preso com quase 1,5 tonelada de drogas avaliadas em R$ 3,3 milhões

Apagão da Claro deixa clientes sem sinal em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Trump diz estar surpreso com resultado do julgamento de Bolsonaro no STF

Últimas Notícias

Política

Rumores sobre pressão para renúncia do vice-prefeito tomam conta de Terenos

Diretório do Republicanos confirma que vice-prefeito foi sondado para renúncia do cargo

Política

‘Perseguição’, defende Coronel David sobre Bolsonaro condenado pelo STF

Esta é a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente e militares de alta patente são condenados por tentativa de golpe de Estado

Política

‘Merecida’: Zeca do PT comemora condenação de Bolsonaro por golpe de Estado

Ex-presidente e outros sete réus foram condenados pelo STF nesta quinta-feira (11)

Política

‘Capítulo vexatório’, diz Contar sobre condenação de Bolsonaro pelo STF

Os oito réus do "núcleo crucial" foram condenados por tentativa de golpe de Estado e outros crimes